Notícias

Turismo de Pernambuco em 2022 está perto de ultrapassar resultados de 2019, ano pré-pandemia

 

Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre – Foto: Divulgação/Aena Brasil

Quando se trata de movimentação no Aeroporto do Recife, a expectativa é encerrar este ano superando os 8,7 milhões de passageiros de 2019

O ano do turismo em Pernambuco em 2022 está perto de superar o resultado de 2019, quando se trata da movimentação no Aeroporto do Recife, recuperando a malha aérea da pré-pandemia. Segundo o balanço da Setur (Secretaria Estadual de Turismo), no acumulado de janeiro a outubro, o Aeroporto registrou a entrada e saída de 7,2 milhões de passageiros. A expectativa é encerrar este ano, ultrapassando os 8,7 milhões de passageiros de 2019.

De acordo com a Secretária de Turismo e Lazer do estado, Milu Megale, Pernambuco fecha o ano de 2022 recuperando a malha aérea de 2019, e alçando grandes voos para o verão.

“Depois de tudo que o turismo passou com a pandemia, a retomada aconteceu mais rápido do que o esperado. Tivemos a recuperação da malha aérea, que é muito importante, pois assim os turistas chegam.  A gente sempre compara com 2019, porque além de ter sido um ano antes da pandemia, foi um ano de ouro no turismo do estado, todos os dados pipocaram em 2019. E esse ano já atingiu a malha aérea. No último mês do ano, o Aeroporto do Recife deverá receber 18% a mais de voos que em novembro, alçando grandes voos para o verão”, ressalta.

Serão 6.092 voos para o Nordeste, neste mês de dezembro, entre pousos e decolagens. A média do Recife será de 197 voos diários. Salvador opera 156 voos, e Fortaleza, 121. O Aeroporto do Recife contará com ligações diretas para 47 destinos, sendo 44 nacionais e 3 internacionais. As internacionais, são três conexões para Lisboa, Montevidéu e Buenos Aires. Para o início de 2023, a Azul já anunciou que vai fechar voos que liguem para a América do Norte, que é Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos. Segundo a Setur, eram rotas muito pedidas necessárias.

Para suportar essa quantidade de passageiros e receber tantos voos, o Aeroporto está passando por uma série de reformas para modernização e ampliação com previsão de entrega até outubro de 2023. Começou com um investimento de 24 milhões, em 2021, para melhorias na iluminação, sinalização, climatização, acessibilidade e nos sanitários.

“Um dos portões vai ser para grandes aeronaves, vai ter um sistema de bagagem automatizado, receberá novas lojas de alimentação, um mini mercado, vão ter mais 5 salas de embarque, e muitas outras coisas. Vai virar um shopping para quem já está embarcado. A capacidade vai chegar até 14 milhões de passageiros”, conta o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Governo confirma calendário de pagamento do Bolsa Família para junho com antecipação para áreas de calamidade

  Beneficiários afetados por desastres naturais terão prioridade no pagamento, enquanto demais famílias seguirão o…

6 horas ago

Alunos do Jaboatão participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Vidal de Negreiros, participaram na última sexta-feira…

7 horas ago

Prefeitura do Recife abre licenciamento para os festejos juninos

  Inscrições para barracas de roupas, adereços e fogos de artifício, além dos polos para…

8 horas ago

Alan Barros, da Faturepag, faz palestra no evento varejista “Mercado em Foco”, no Paraná

  Nesta terça-feira, 21 de maio, o CEO da Faturepag, Alan Barros, marca presença no…

10 horas ago

PUBLICIDADE

17 horas ago

Treinador da APA é convocado para o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua no Paraguai

O técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Marciano Barros, foi convocado para integrar a…

24 horas ago