Categories: Notícias

UPE completa 30 com foco na formação de profissionais do Futuro

 

Com recentes investimentos para promoção de pesquisa e extensão na formação de seus estudantes, sobretudo nas áreas de CT&I, a Universidade de Pernambuco chega aos 30 anos renovada, com o papel de fortalecer o sistema de ensino superior de Pernambuco, melhorando seus índices a cada ano, se consolidando como uma das melhores universidades públicas estaduais da Região Nordeste

Este ano a Universidade de Pernambuco (UPE) completa 30 anos de fundação e dedicação ao ensino superior de qualidade como Universidade pública, estadual, multicampi e bi-modal. A história da Universidade se confunde com a história do Estado de Pernambuco, já que nasceu interiorizada. Presente no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina com cursos presenciais, além de ofertar cursos à distância em outros 12 municípios pernambucanos.

Recentemente a UPE garantiu algumas conquistas que fortalecem a instituição e a credenciam para o futuro. Buscando consolidar e garantir o acesso ao ensino superior de qualidade para os pernambucanos, o Governo de Pernambuco sancionou em recentemente a Lei que viabiliza a gratuidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação acadêmica, presenciais ou à distância, oferecidos pela Universidade de Pernambuco (UPE). Com a regulamentação da lei, o benefício se torna permanente, e não poderá ser modificado ou cancelado por futuras gestões.

Outra recente conquista foi a concessão de bônus de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que tiverem cursado todo o ensino médio em Pernambuco e morarem no estado.
Durante os anos de 2019 e 2020, em meio a pandemia, a UPE realizou diversas ações assumindo, assim, o seu compromisso com o Estado. A instituição implementou as bolsas de monitoria como forma de garantia do recurso financeiro. Além de realizar também a implementação e a seleção para os Programas Residência Pedagógica e PIBID e a avaliação das solicitações da bolsa de permanência.

No que diz respeito ao fomento da atividade docente, a UPE acompanhou o Pet Profissional Saúde, atualizou e readequou os Editais de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares e a Inovação Pedagógica, quanto aos objetivos e destinação de recursos. Além de instituir um sistema on-line para submissão de propostas para os projetos de ensino (SISGRAD).

A UPE atingiu uma taxa de aprovação acima de 70% nas propostas dos novos cursos Stricto Sensu propostos para a CAPES. O resultado foi a aprovação de mais doutorados na UPE, nas áreas de Fisioterapia e Hebiatria. Além de mais dois programas de mestrado nos campi da UPE em Garanhuns e na Mata Norte. O destaque é o doutorado em Fisioterapia, o primeiro doutorado em uma unidade do interior na UPE.

Atualmente, a UPE oferece 54 cursos de graduação na modalidade presencial, 5 cursos de graduação a distância, 8 doutorados, 21 mestrados e 115 cursos de especialização (Lato Sensu), totalizando mais de 20 mil estudantes ao longo de todo território de Pernambuco. A Universidade ainda conta com o Complexo Hospitalar, formado pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), muito importantes nesta luta contra a Covid-19.

Complexo Hospitalar – Durante esse período de enfrentamento à pandemia, a Universidade de Pernambuco, foi responsável por diversas ações estratégicas no enfrentamento e combate à doença. A universidade realizou a Seleção Simplificada para contratação temporária de 670 profissionais de nível superior e médio para atuação em seus hospitais universitários. Ocorreu a nomeação e posse de 120 servidores, da área da saúde, para compor o quadro permanente de pessoal da Universidade, com lotação no Huoc. houve ainda a elaboração do edital de credenciamento médico para contratação temporária de 42 médicos intensivistas.

Está em andamento a construção do novo centro de parto normal do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). O espaço para partos humanizados terá cinco leitos, sendo um com banheira de hidromassagem.

Melhorias também estão sendo feitas no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), com a construção do Prédio Anexo da unidade de saúde. O investimento será no valor de R$ 2,1 milhões. Com a conclusão das obras, o Procape vai ter uma melhor infraestrutura para receber os pacientes, dando mais condições de trabalho para os médicos e garantindo ainda mais qualidade nos serviços prestados para a população.

Histórico – Com origem na Fundação de Ensino Superior da Pernambuco (FESP), que era mantenedora, desde 1965, de um grupo de unidades de ensino superior pré-existentes no estado, a Universidade de Pernambuco (UPE) nasceu oficialmente no dia 12 de junho de 1991, com a publicação nesta data da Portaria Ministerial nº 964.

A Lei Estadual nº 10.518, de 29 de novembro de 1990, já havia criado a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público que viria a ser mantenedora da UPE. Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), a UPE tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

 

ASCOM Secti 

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

10 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

24 horas ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

1 dia ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

1 dia ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago