Publicidade


Vida ribeirinha é tema de exposição em São Paulo

7 jul 2017|Postado em:Notícias

Fotos:Jonas Santos
Projeto Memória Ribeirinha, do fotógrafo Jonas Santos, retrata as comunidades ribeirinhas e quilombolas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia, no SESC-SP.
Por Gabriela Campêlo
A vida ribeirinha ganha novos registros através das lentes fotográficas do publicitário Jonas Santos, que imortalizou por meio do projeto “Memória Ribeirinha” as comunidades quilombolas e ribeirinhas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia. A exposição acontecerá no período de julho a setembro de 2017, no Sesc Ribeirão Preto – SP, e contará com fotografias, culinária e músicas características dessas comunidades.
O projeto nasceu da vivência do fotógrafo enquanto educador ambiental, que percebeu a real necessidade em manter registros dos costumes, cultura e do cotidiano desse povo, mantendo viva a sua história e a memória da construção social de diversas localidades. Os registros foram além de uma simples documentação histórica e irromperam também os panoramas da arte.
“Estar no meio dessa gente, desse povo batalhador, nos faz valorizar ainda mais a nossa história. Tenho muito orgulho em dizer que minhas raízes são ribeirinhas, são nordestinas, e mais orgulho ainda de poder, humildemente, contribuir para que mais pessoas conheçam a magia desses lugares. Vai muito além do olhar fotográfico, é principalmente a história do povo em si.”, afirma com emoção o fotógrafo, que hoje reside em Petrolina, no interior de Pernambuco.
O Projeto
O projeto Memória Ribeirinha conta, além da exposição fotográfica aberta ao público nos meses de julho a setembro, com um bate-papo com Jonas Santos na noite do dia 11/07, uma roda de conversas com o trio pé-de-serra Forró Chamego do Nordeste na noite do dia 12/07, e também um bate-papo com o pescador pernambucano Carlos Henrique (Carlinhos), acompanhado da degustação de doces caseiros dos paraibanos Aline Muniz e Álbano Córlet, na noite do dia 13/07. A programação completa pode ser conferida aqui no site do SESC Ribeirão Preto.
SERVIÇO
Projeto Memória Ribeirinha
Exposição do fotógrafo Jonas Santos sobre as comunidades ribeirinhas e quilombolas dos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia.
Local: SESC Ribeirão Preto
Período: de julho a setembro de 2017
Entrada gratuita
Gabriela Campêlo
Assessoria de Imprensa
Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*