Publicidade


Novo RG digital já está sendo emitido, veja quando trocar seu documento

17 abr 2022|Postado em:Notícias


Publicidade



 

Novo RG digital já está sendo emitido, veja quando trocar seu documento

Foto: Reprodução / Governo Federal – Decreto 10.977/22

Saiba quando será necessário trocar o seu RG atual pela nova Carteira de Identidade Nacional

Desde o dia 1º de março, os estados brasileiros já estão podendo emitir a nova carteira de identidade nacional, apelidada de RG digital. O novo documento veio para modernizar o processo de emissão do RG considerado defasado para os dias atuais.

O novo RG digital terá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de identificação, além disso, o documento também contará com QR code no verso para identificação online e offline.

Por que mudar o sistema de RG atual?

O modelo atual da Carteira de Identidade é considerado inseguro e defasado, tendo o fato que cada estado emite o documento com um número de identificação diferente.

Sendo assim, um cidadão que tira a primeira via em um estado e solicita a emissão da segunda via em outro estado passa a ter dois números de RG diferente, ao ponto de que em prática, cada cidadão consegue ter 27 números de RG diferentes em todo país.

Logo, o principal objetivo do novo modelo do RG é trazer mais segurança por meio de uma numeração única em todo país, que no caso do novo documento será identificado através dos nove dígitos do CPF.

Outra vantagem é que com a modernização do documento, os cidadãos poderão optar por ter tanto a versão física do documento em papel quanto a versão online, que pode ser acessada diretamente pelo celular.

Por fim, o novo documento também contará com o código MRZ ( Machine Readable Zone), o mesmo código que já existe nos passaportes, dando mais segurança e permitindo o uso apenas do RG para algumas viagens internacionais.

Quando trocar o meu RG?

Apesar dos estados já estarem autorizados a emitir o novo RG digital, os brasileiros não precisam ter pressa quanto a troca do documento, tendo em vista que o modelo atual ainda terá validade da seguinte forma:

  • Crianças de 0 a 12 anos – O RG atual ainda terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos – O RG atual ainda terá validade por 10 anos;
  • Idosos acima dos 60 anos – O RG atual terá validade por tempo indeterminado.

Sendo assim, como podem observar na informação anterior, os cidadãos adultos terão o prazo de 10 anos ainda para utilizarem o RG atual, assim, o novo documento será obrigatório para este público apenas em 2032.

Como tirar o meu RG digital?

A emissão do RG digital já é permitida desde o primeiro dia de março, contudo, diversos órgãos de identificação dos estados ainda estão em processo de adaptação para a emissão do novo documento.

O prazo máximo estipulado pelo governo para que os órgãos de identificação estejam aptos à emissão do novo documento vai até 6 de março de 2023.

Sendo assim, até esse período de março do ano que vem, o cidadão que queira emitir o novo RG deverá se encaminhar a um órgão de identificação do seu município como o Poupa Tempo ou Expresso Cidadão e perguntar se já estão emitindo o novo documento.

Caso o órgão já esteja emitindo o documento, o cidadão deverá apresentar a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento para a emissão do novo RG.

Assim que o documento for emitido, o cidadão será informado para buscar o novo RG que será entregue em formato físico e também será liberado acesso ao documento na versão digital.

Para acessar o documento na versão digital o cidadão deverá acessar a plataforma gov.br ou ainda baixar o aplicativo gov.br em seu celular para visualizar a versão online digital que também será aceita da mesma forma que a versão em papel.

 

Fonte: Jornal Contábil

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: