Publicidade


Olha!Recife Literário homenageia Manuel Bandeira com roteiro de ônibus

25 ago 2017|Postado em:Notícias


Publicidade

O passeio acontece neste sábado (26). No domingo (27) e na quarta-feira (30) também acontecem dois roteiros a pé sobre os antigos relógios do Recife e a Basílica da Penha

            Vários locais do Recife lembram o renomado poeta pernambucano, Manuel Bandeira. Sua obra falou de fatos cotidianos, por vezes com humor e ironia e os seus poemas marcaram época. O poeta, inclusive, foi considerado o precursor do Movimento Modernista no Brasil. Por esses e tantos motivos, o artista foi escolhido para o novo roteiro literário de ônibus do Olha!Recife deste sábado (26). São 70 vagas gratuitas e as inscrições acontecem amanhã (25), a partir das 9h no site www.olharecife.com.br. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

            O passeio passará pela estátua do poeta na Rua da Aurora, pertencente ao Circuito da Poesia, pelo Espaço Pasárgada, centro cultural onde residiu o avó de Bandeira, pela Casa Manuel Bandeira, local onde nasceu o poeta, pelo Jardim do Baobá, à beira do Rio Capibaribe que delineou muitas de suas obras e será finalizado na Academia Pernambucana de Letras, onde os participantes poderão assistir a declamações dos principais poemas do artista.

Relógios – Algumas antigas edificações são verdadeiros marcos da paisagem recifenss. Muitas possuem nas torres ou no alto das fachadas alguns relógios, que lembravam aos passantes a hora de seus compromissos, do próximo trem ou mesmo da próxima refeição. Os relógios do Recife são verdadeiras relíquias do tempo e por isso, o Olha Recife a pé fará uma caminhada para observar essas antigas peças. Entre as paradas, estão a Torre Malakoff e a Antiga Sede do Diário de Pernambuco. O passeio acontece no domingo (27), às 9h, com 70 vagas. Inscrições amanhã (25), no site do Olha!Recife.

Basílica da Penha – O roteiro da próxima quarta-feira (30), conhecerá a imponente Basílica da Penha, construída pelos capuchinhos no século XVII. Ao longo do tempo, a igreja passou por várias transformações e no século XIX, foi ampliada e ganhou o seu aspecto atual. No templo, o destaque são as colunas e altares em mármore italiano, o douramento nas talhas de estuque e os grandes capitéis e afrescos de Murillo La Greca e Domenico Botazzi. O valioso conjunto de esculturas sacras do local serão apresentados em visita guiada ao templo, que é também sede da tradicional Bênção de São Félix. O passeio sai às 14h, com 70 vagas. Inscrições amanhã (25), no site do Olha!Recife.

Serviço:

Olha! Recife de Ônibus
Dia: 26/08/2017

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal da Marinha

Locais:

  • Estátua de Manuel Bandeira
  • Espaço Pasárgada
  • Casa de Manuel Bandeira
  • Rio Capibaribe (Jardim do Baobá)
  • Academia Pernambucana de Letras

Olha! Recife a Pé (Domingo)

Dia: 27/08

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal da Marinha

Locais:

  • Relógio da Torre Malakoff
  • Antiga Sede do Diário de Pernambuco
  • Convento Franciscano do Recife
  • Antiga Estação Central
  • Agência Central dos Correios
  • Matriz da Boa Vista
  • Faculdade de Direito

Olha! Recife a Pé (Quarta)

Dia: 30/08

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

Local: Basílica da Penha, São José

Luisa Vidor

Gerente de Relações com a Imprensa

Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife

Prefeitura do Recife

 

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: