Publicidade

Publicidade


Operação Rota de Fuga do DETRAN-PE realiza blitz com objetivo de coibir a mistura álcool e direção

28 mar 2022|Postado em:Notícias

Operação Rota de Fuga do DETRAN-PE realiza blitz com objetivo de coibir a mistura álcool e direção

Foto: ASCOM

Com objetivo de proporcionar segurança viária à população pernambucana, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Diretoria de Fiscalização, realizou mais uma Operação Rota de Fuga “Corredor de segurança viária”, desta vez no bairro dos Aflitos. Agentes de trânsito do Órgão, com apoio da Polícia Militar, realizaram 580 abordagens, resultando em 12 autuações e 4 recusas ao teste de alcoolemia. Essas abordagens foram no estilo corredor de segurança, em que o condutor não precisa descer do veículo, porém, todos são submetidos ao teste de etilômetro e documentação checada de forma rápida e eficaz.

A Polícia Militar realizou abordagens com o uso do alerta celular e busca pessoal nos veículos. Segundo o chefe de Fiscalização, Anderson Moraes, a ação focou os veículos que saíam dos bares e shows nas proximidades para evitar possíveis sinistros de trânsito. O órgão contou com equipe de inteligência que, por meio de rádios comunicadores, informavam em tempo real a rota que os condutores faziam para não passar na blitz.

No local, a Diretoria de Operações esteve presente com o Caminhão do Detran Itinerante, equipado com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso à Internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do Detran-PEquando os condutores contaram com uma equipe de atendimento para sanar irregularidades referente a débitos do veículo, e assim, a não remoção do mesmo para o depósito do DETRAN-PE.

Ao longo da operação, os autuados seguiram para espaço específico, no mesmo local da ação, onde assistiram vídeos educativos sobre os pontos fiscalizados na blitz. Além das equipes da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, participaram da ação os integrantes do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran. A atuação conjunta de batedores do Detran com a PM. Rondas em parceria com o BPTRan foram efetuadas para evitar que motoristas infratores escapassem da operação.

A Operação Rota de Fuga tem abrangência no Recife e Região Metropolitana, em locais de grande circulação de veículos, preferencialmente nas redondezas de bares e outros pontos de consumo de álcool. Além da fiscalização, a Diretoria de Operações do Detran-PE disponibilizou profissionais para esclarecer dúvidas sobre procedimentos do órgão relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou procedimentos ligados a veículos, com possibilidade de sanar no próprio local.

A intensificação da operação Rota de Fuga ocorre diante da constatação de que os motoristas pernambucanos estão bebendo e dirigindo mais. Dados da Operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Saúde, apontam que os flagrantes de alcoolemia subiram 70% em 2021, comparado ao ano anterior. No estado, 15% das mortes estão associadas ao consumo de álcool e direção, conforme estatística do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). É a terceira maior taxa de óbitos atribuídos à ingestão de bebidas alclicas por 100 mil habitantes do país.

Colaboração-Jô Lima

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: