Publicidade


PCR inicia atividades em comemoração aos três anos do Centro LGBT

23 ago 2017|Postado em:Notícias


Publicidade

Curso LGBT

A programação de aniversário também visa celebrar o Dia da Visibilidade Lésbica

A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para comemorar os três anos de existência do Centro Municipal de Referência LGBT do Recife, localizado na Boa Vista. A programação organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos também visa celebrar o Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado no dia 29 de agosto – mesmo dia do aniversário do Centro LGBT.

Até o próximo dia 31 de agosto, estão sendo realizadas rodas de diálogo com Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trasvestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) com deficiência, mutirão de saúde para as mulheres lésbicas e bissexuais com deficiência, curso sobre emprego e renda, cine-debate sobre visibilidade lésbica, oficinas sobre gênero e diversidade nas escolas, curso de gestão pública e diversidade sexual, mutirão de retificação de nome e sexo no registro civil, entre outras ações promovidas pela Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos). As atividades fazem parte do Programa Recife Sem Preconceito e Discriminação, que visa promover ações integradas para fortalecimento das políticas de promoção e defesa da cidadania LGBT.

Na última segunda-feira (21), foi realizada uma roda de diálogo sobre os desafios de pessoas LGBT com deficiência, numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos com a Secretaria de Saúde do Recife. nessa terça-feira (22), foi iniciada uma formação com o tema Emprego e renda: diversidade sexual e gênero, que continua até esta quinta-feira (24). O público-alvo são pessoas LGBT que são usuárias da assistência social, atendidas, por exemplo, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS), como as inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – sistema do Governo Federal que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda.

Com 30 vagas no turno da manhã e 30 no turno da tarde, o curso foi promovido pela Glos em parceria com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. O Acessuas articula cursos e formações para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego dos usuários da assistência social.

Nessa terça, o grupo falou sobre as dificuldades de aceitação da orientação sexual e da identidade de gênero. Problemas familiares e preconceitos profissionais foram pontuados, como os de Sophia William, mulher trans de 25 anos, heterossexual, que concluiu, em 2015, a graduação de licenciatura em dança. “Mesmo com a formação, tenho dificuldade de me inserir profissionalmente porque, mesmo no meio artístico, é difícil encontrar grupos de teatro ou dança que tenham mulheres trans”, conta.

De acordo com Ricardo Omena, coordenador do Centro LGBT, o curso tem o objetivo de mostrar aos participantes quais são os seus direitos e os caminhos que eles podem seguir para conseguir se inserir no mercado de trabalho. “Vamos trabalhar estratégias para que o segmento possa ser incluído no mercado de trabalho e se empoderar. Queremos trazer os parceiros que têm essa visão das políticas transversalizadas para fazer o cadastro dessas pessoas no Sistema Único de Emprego e encaminhá-las para vagas de trabalho“, disse o coordenador.

Curso LGBT

CENTRO LGBTO Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays,lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos eprestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco.

Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de mil usuários cadastrados e realizou mais de cinco mil atendimentos. O Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h.Os telefones de lá são 3355-3456.

Programação:

DATA

AÇÃO

LOCAL

HORÁRIO

24/08

Formação sobre Emprego e renda:diversidade sexual e gênero


Centro LGBT

9h

25/08

Cine-debate sobre visibilidade lésbica


Centro LGBT

9h

27/08

Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante Dona Olegarina – Rua Padre Landim, nº 392, Madalena.

9h

28/08

Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante Dom Bosco – Av. Norte, nº 5.600, Casa Amarela.

14h


Oficina
sobre direito, cidadania e saúde commulheres lésbicas da Cooperativa Palha de Arroz


Rua Farias Neves, nº 954, Arruda.

9h

29/08

 Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante

Virgem Poderosa Rua Leonardo Bezerra Cavalcante s/n, Parnamirim.

9h

Balcão de Cidadania

Centro LGBT

9h

30/08

Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante Beberibe – Rua Melânio de Barros Corrêa, nº 26, Beberibe.

14h

Curso de Gestão Pública e

Diversidade Sexual


Escola de Formação de Educadores Paulo Freire – Rua Real da Torre, nº 299, Madalena.

09h

Mutirão de retificação de nome e sexo no registro civil


Centro LGBT

14h

31/08

Oficina de gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante São José –

Rua Coelho Leite, s/n, Santo Amaro.

9h


Curso de
Gestão pública e diversidadesexual


Escola de Formação de Educadores Paulo Freire – Rua Real da Torre, nº 299, Madalena.

9h

 
 

Fotos: Luciano Ferreira/PCR

Sofia Costa Rêgo
Assessora de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos
Secretaria Executiva de Direitos dos Animais
Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: