Publicidade


PCR promove eventos voltados aos cuidados com a saúde da população negra

23 nov 2020|Postado em:RECIFE

As atividades, que acontecem nestas terça (24) e quinta (26), serão feitas em alusão ao Mês da Consciência Negra

Novembro é o Mês da Consciência Negra. Tempo de promover reflexões e incentivar ações de cuidados com a saúde voltadas à população negra. Nesta semana, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai promover dois eventos que reforçam essa necessidade e estimulam a equidade na saúde. Nesta terça-feira (24), às 9h, ocorre o webinário “Atividade física e a saúde da população negra”. Já na quinta-feira (26), às 15h, o Parque 13 de maio, na área central do Recife, será palco de uma homenagem a Sony Santos – mulher negra, assistente social, epidemiologista e sanitarista.

O encontro gratuito e online será transmitido na página do Facebook da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife. “Vamos discutir quais são os mecanismos e as estratégias utilizados para combater o racismo, diminuir o sofrimento e o adoecimento dessa população que ainda hoje é muito expressivo”, explica a coordenadora da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife, Rose Santos.

De acordo com ela, ao se observar dados epidemiológicos é possível perceber números de grande mortalidade dessa parcela dos cidadãos. “O racismo é um sistema que opera constantemente, adoecendo-nos, colocando-nos no lugar de morte”, expõe Santos. O evento, que será mediado por Rose, vai contar com a participação de Walquiria Santos e Gledson Oliveira, que são profissionais de Educação Física do Programa Academia da Cidade, da Sesau.

HOMENAGEM – Além do evento online, a Prefeitura do Recife promove, ainda, uma celebração presencial em memória de Sony Santos. A cerimônia acontece em torno de um baobá localizado no Parque 13 de Maio. “É uma planta ancestral que foi trazida da África, e se traduz como um símbolo de resistência para nós”, explica Rose Santos.

Sony é referência tanto em saúde da população negra, quanto em violência contra a mulher e IST/Aids. A pesquisadora foi coordenadora da Política da Saúde da População Negra do Recife e faleceu em 12 de março de 2016.

CENTRO SONY SANTOS – Entre os equipamentos da Prefeitura do Recife voltado às mulheres, está o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, da Secretaria de Saúde do Recife. Inaugurado em julho de 2016 no Hospital da Mulher do Recife, no Curado, o espaço oferece à vítima de agressão uma linha completa de cuidados, com atendimento de uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

O Sony Santos funciona 24 horas e está disponível por livre demanda para todas as mulheres do Estado, a partir dos 10 anos de idade. No Centro, a mulher tem à disposição, num só lugar, o atendimento médico e psicológico, o registro policial, se ela desejar, e a perícia do legista, caso necessário. Isso faz do Sony Santos um modelo único no País, onde a mulher vítima de violência consegue, em um único espaço, receber o atendimento de saúde, formalizar a denúncia e fazer a perícia do IML.

ASCOM


Publicidade



Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: