Publicidade

Publicidade


Péricles grava DVD no Classic Hall com Geraldo Azevedo, Xande de Pilares e outros convidados

6 maio 2022|Postado em:Olinda

 

Péricles grava DVD no Classic Hall com Geraldo Azevedo, Xande de Pilares e outros convidados

Péricles, cantor e compositor – Foto: Rodolfo Magalhães

Na base do cavaco, do tantan e do tamborim, sambista paulista formará roda de samba com repertório tradicional do gênero

Dos nomes do samba na atualidade, Péricles integra a ala dos maiorais – desde os tempos de “pagodeiro” no Exaltasamba, vertente que ele seguiu encantando gerações dos anos 1990. A partir de 2012, quando passou a se guiar a sós, na base do partido alto do gênero e das tradicionais (e áureas) rodas de samba, ele consolidou a própria trajetória.

Que o diga a  primeira edição do projeto audiovisual “Pagode do Pericão I” (2019) e a ‘parte 2’, apresentada nesta sexta-feira (6) no Classic Hall, em Olinda, ocasião em que o cantor e compositor paulista subirá ao palco para (re)contar a própria história, entre releituras e outras facetas que serão protagonizadas via instrumentos essenciais aos bambas: pandeiro, tantan, cavaco e tamborim, entre outras sonoridades que legitimam o gênero.

O formato acústico do “Pagode do Pericão II” – cuja direção musical é assinada por Izaias Marcelo, e vai contar com pelo menos 25 faixas, sendo seis inéditas e que, segundo Péricles, vai ser “uma espécie de bônus” – vai botar na roda convidados do quilate de Xande de Pilares e Geraldo Azevedo. E com o pernambucano, o sambista promete a pegada “forrogode”, já que “Vai ter acordeon”. Além deles, Marvvila. Os grupos Revelação e Patusco integram a agenda da noite.

Em conversa com a Folha de Pernambuco, Péricles falou sobre o show “especial” em terras pernambucanas e o vínculo com as bandas de cá, após enlace com a mãe de sua filha. Ele também enalteceu a participação das mulheres no samba e o quão ansioso estava para retornar aos palcos com o projeto, que terá uma primeira parte divulgada na segunda quinzena de junho.

Com a palavra, Péricles:

Roda de Samba

“O ‘Pagode do Pericão’ é um projeto que reverencia grandes hits do samba e pagode. Faremos uma grande roda de samba com releituras de músicas de 1990 a 2016, e as canções foram escolhidas a dedo, têm tudo a ver comigo e com minha carreira. As inéditas serão uma espécie de bônus. É a segunda edição de um projeto que lançamos em 2019 e foi um grande sucesso. No palco 360° vamos fazer a roda de samba tradicional.”

“Amo o povo pernambucano”

“Minha esposa, a mãe da minha filha, e a família dela, que agora é minha também, são de Recife. Tenho grandes amigos na cidade e um dos meus maiores fã clubes é da Região. Amo o povo pernambucano e tenho certeza de que será uma noite muito especial.”

Acústico entre convidados

“Música é arte e tudo é válido e bem-vindo. A proposta do projeto é trazer esses instrumentos tradicionais em formato mais acústico. A bateria, o piano e a base instrumental, que também uso, ficam mais restritos aos álbuns de estúdio. Sobre os convidados, posso adiantar que serão duas músicas com cada um deles. As com Geraldo (Azevedo) ficaram lindas, e vai ter acordeon e ‘forrogode’.”

Mulheres no samba

“Tenho acompanhado novas gerações e gostado do que ouço. Vozes talentosas chegando, e a mulherada vindo com força num gênero até então dominado por vozes masculinas.”

DVD: figura de linguagem

“O DVD virou mais uma figura de linguagem. Já tem tempo que não lançamos trabalhos nesse formato físico e ele tornou-se um projeto audiovisual nessa revolução tecnológica que mudou a maneira de vender e consumir música. Vamos lançar em duas partes, nas plataformas de streaming e no YouTube.”


 

Ansiedade pelo projeto

“Eu e os profissionais da música e de eventos vivemos meses complicados, de incertezas, mas grandes esperanças. Esse trabalho era para ser gravado em 2020, e cá estamos em 2022 concretizando um projeto sonhado e planejado. Estou muito feliz com essa retomada e com a gravação.”

 

Serviço

Gravação DVD “Pagode do Pericão II”

Participações de Geraldo Azevedo, Mumuzinho, Xande de Pilares e Marvvila

Nesta sexta (6), às 22h, no Classic Hall (Centro de Convenções, Olinda)//Abertura dos portões às 20h

Ingressos a partir de R$ 170 no site Bilhete Certo

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: