Publicidade

Publicidade


Pernambuco investiga suposta morte por dengue hemorrágica; vítima é uma adolescente de 13 anos

19 abr 2022|Postado em:Notícias

 

Pernambuco investiga suposta morte por dengue hemorrágica; vítima é uma adolescente de 13 anos

Imagem-Pixabay

A jovem, que não teve o nome divulgado, morreu nesse domingo (17) no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste

A morte de uma adolescente de 13 anos por quadro suspeito de dengue hemorrágica está sendo investigada em Pernambuco.

A vítima, que não teve o nome divulgado, morreu nesse domingo (17) no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste.

De acordo com a nota divulgada pela assessoria de comunicação da unidade de saúde, a jovem deu entrada no HMV no sábado (16), após ser transfeida da UPA Estadual Dr. Horácio Florêncio, localizada também em Caruaru.

A adolescente apresentava febre, vômitos, dores nas articulações, rash cutâneo (manchas vermelhas na pele) e prurido (coceira) há 3 dias. Estava consciente, porém, desidratada e com edema nos membros inferiores. Na ocasião, ela ficou internada em leito de observação, onde foi medicada e realizou coleta de exames de sangue e urina, de acordo com a unidade de saúde.

Segundo o HMV, no domingo, dia seguinte à internação, a jovem intercorreu, evoluindo com piora progressiva, hipotensão grave e precisou ser intubada. A adolescente teve também uma parada cardiorrespiratória, precisou de reanimação, mas não registiu e morreu por volta das 19h.

O hospital informou que, além dos sintomas característicos e suspeitos de dengue hemorrágica, a paciente também apresentava alteração no exame de urina.

“Uma coleta de sangue foi feita e será enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) para pesquisa de arbovirose”, afirmou o HMV.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que foi notificada do caso.

Doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue hemorrágica é o estágio mais grave da doença e acontece, na maior parte dos casos, quando há alterações da coagulação sanguínea do infectado, sendo mais incidente em pessoas que contraem a dengue pela segunda vez.

A doença em estágio hemorrágico pode ser caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramento no nariz e gengiva, dor abdominal intensa e contínua, além de vômitos persistentes.

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A recomendação é procurar orientação médica o mais breve possível.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: