Política

Danilo quer governo com foco no  equilíbrio entre regiões do estado

 

Foto: Marcus Mendes

Atuar para promover o equilíbrio territorial entre as regiões de Pernambuco é uma das prioridades do candidato a governador pela Frente Popular, Danilo Cabral. Ele pretende distribuir as oportunidades por todas as regiões e entre os núcleos urbanos e rural, por meio de uma política prioritária e permanente. Este é um compromisso que faz parte do eixo “Pernambuco das oportunidades, do empreendedorismo, emprego e renda”. Danilo se compromete em realizar no seu governo um pacote de ações e investimentos para alavancar a interiorização, distribuindo espacialmente a estrutura econômica do estado. A diretriz visa, entre outros resultados, o combate à desigualdade social e econômica.

Para conseguir o desejado equilíbrio, o candidato socialista promete investir em infraestrutura, equipamentos, incentivos fiscais e financeiros. Ele afirma que o governo do estado terá R$ 15 bilhões para a realização de investimentos em quatro anos. Também haverá incentivos, conforme é dito no documento de diretrizes do programa de Governo da Frente, serão “continuamente atualizados e calibrados para as novas necessidades”. Dessa forma, Danilo fará um incremento para a consolidação de cadeias produtivas, tanto as mais tradicionais e já enraizadas, quanto às novas. 

“Nenhum estado do Nordeste cobrará menos impostos do que Pernambuco”, tem dito Danilo. O único candidato do time de Lula no estado garante que praticará uma política agressiva para atrair novos negócios para promover a geração de emprego e renda. 

Dentro dessa lógica de desenvolvimento, a equipe de Danilo prevê profundos reflexos regionais. Um deles é a ampliação de eixos da BR-232 e outras rodovias estruturadoras. Da mesma forma, projeta-se a ampliação do abastecimento de gás natural e da estrutura aeroportuária regional. A melhoria da infraestrutura visa ainda a viabilização do acesso à água, conforme tem sido anunciado por Danilo em entrevistas e sabatinas setoriais, com a criação do Pacto pela Água. 

A ampliação do acesso à água nos seus usos diversos é outra proposta a ser intensificada e que se integra à política de equilíbrio territorial. A água tende a fortalecer a ideia do governo socialista para o desenvolvimento de um programa de política agrícola que visa qualificar as condições de viabilidade e a competitividade da produção rural. Planeja-se integrar ações de pesquisas, desenvolvimento e inovação, assistência e formação com fomento de crédito, equipamentos e suporte de gestão. 

Danilo tem anunciado separadamente suas ações, conforme o avanço da campanha. Todas elas juntas dão musculatura à diretriz do programa do governo, que é clara quando trata do equilíbrio entre regiões do estado.

Assessoria de Comunicação
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

7 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

8 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

23 horas ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago