Publicidade


Prefeitura do Jaboatão firma parceria com colônia de pescadores para beneficiamento e venda de pescados

2 maio 2022|Postado em:Jaboatão dos Guararapes


Publicidade



 

Prefeitura do Jaboatão firma parceria com colônia de pescadores para beneficiamento e venda de pescados

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou, nesta segunda-feira (2), parceria com a Colônia de Pescadores Z-25, situada no bairro de Piedade, que beneficiará os mil pescadores que fazem parte da instituição, com a criação da Unidade de Comercialização da Produção de Pescadores e Pescadoras Artesanais. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Mano Medeiros e o presidente da Colônia, Marcos Antônio da Silva, durante ato realizado na sede da instituição. Também estiveram presentes representantes do Sebrae, que integra essa parceria com a prestação de consultorias e cursos de capacitação. O investimento é de R$ 322 mil, que a Prefeitura garantiu junto ao Ministério da Cidadania.

Os pescadores fundaram a Colônia Z-25 em 1999, mas desde então vendem os produtos aos atravessadores, ainda na praia, a preços baixos. A partir da criação da unidade beneficiadora, com a sede da instituição totalmente reformada e equipada, passarão a ter marca própria e espaço para a comercialização de duas toneladas de pescados por mês, já tratados e em embalagens seguras. O encontro também foi marcado pela assinatura de um Termo de Permissão Remunerada de Uso, que permitirá a comercialização de pescados no Mercado das Mangueiras.

“A assinatura desses termos vêm para sanar algumas barreiras e impulsionar de forma expressiva a organização do setor e fomentar ainda mais o escoamento da produção de  pescados. Ganham os pescadores e a população, vai ter um produto de boa qualidade e mais acessível.”, comentou o prefeito Mano Medeiros.

“Essa é a primeira vez que temos um ponto de comercialização de pescados. Estamos muito gratos porque essa é a nossa chance de aumentar a geração de renda dos pescadores. Agora teremos também nossos boxes no Mercado das Mangueiras para comercializar nossos peixes”, explicou Marcos Antônio da Silva, presidente da Colônia.

Entre os principais equipamentos que serão fornecidos à Colônia de Pescadores Z-25, estão seladoras a vácuo de câmara e profissional, embalagens a vácuo, serra fita,  filetadeira, picador, freezers, geladeira, fogão industrial, balanças comercial digital e industrial, lavadora de alta pressão, ar-condicionados, mesas de aço, conjuntos de facas e escamador. Além disso, os pescadores também estão recebendo botas, aventais, luvas, óculos de proteção, toucas, entre outros insumos.

A parceria com o Sebrae envolve mapeamento socioeconômico, compreensão dos aspectos culturais e laborais, busca de soluções coletivas para melhora da qualidade de vida, exigências legais, elaboração do plano e modelo de negócio, identificação de custos e noções de preços e oportunidade de negócios no mercado de pescados.

Ascom  Jaboatão

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: