Publicidade


Prefeitura do Recife participa do XXII Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras

21 out 2021|Postado em:Notícias, RECIFE

 

Evento acontece  até 22 de outubro no Rio de Janeiro com intuito de debater o licenciamento e fiscalização ambiental

Debater os desafios e instrumentos da defesa ambiental e o papel dos municípios para a preservação e combate aos prejuízos ambientais são algumas das pautas do XXII  Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, que começou dia 20 e segue até  22 de outubro no Rio de Janeiro. O evento conta com a participação do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, Carlos Ribeiro, Coordenador Regional para o Nordeste do CB27. Às vésperas da realização da COP26 e diante do aumento do número de crimes ambientais no Brasil, cidades se juntam para fortalecer a ação climática local. 

CB27 – Secretários de Niterói, João Pessoa e Recife.

O Fórum CB27 reúne as secretarias de meio ambiente das 26 capitais brasileiras e Distrito Federal para ações coordenadas e avanço em agendas ambientais de vanguarda. Com o objetivo central de promover um debate qualificado acerca do licenciamento e fiscalização ambiental e o papel fundamental dos municípios e seus órgãos para a preservação e combate aos prejuízos ambientais, o encontro “Defesa Ambiental – Desafios e Instrumentos” acontece no Hotel Hilton Copacabana e no Museu do Amanhã. Com a iniciativa, o Fórum CB27 espera contribuir para o amadurecimento da agenda sustentável a nível local, expandindo as capacidades das partes interessadas e conectando atores para identificação de desafios e oportunidades.


Publicidade



“O Fórum CB27 é um importante momento de troca de experiência para replicar boas práticas e conhecer políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. É uma oportunidade de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente e construir um mundo mais  resiliente aos impactos das mudanças do clima”, comenta Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Além de secretários(as) de meio ambiente, participam também  mandatários e gestores públicos envolvidos com a temática, representantes do ICLEI América do Sul, Fundação Konrad Adenauer, Climate Reality Project e Columbia Global Centers. A ocasião promove o compartilhamento de boas práticas e experiências exitosas de cidades brasileiras diante da temática, com uma apresentação mais aprofundada do caso do Rio de Janeiro, cidade-anfitriã do encontro.

Sobre o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27)

O Fórum CB27 (27 Capitais Brasileiras, incluindo o Distrito Federal) foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20, em maio de 2012, onde reúne os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda. Este diálogo intermunicipal é estabelecido por meio de Encontros Nacionais e Regionais, realizados periodicamente e recepcionados pelas capitais. Desde sua criação, foram mais de 16 Encontros Nacionais e 17 Encontros Regionais, além de visitas técnicas e missões internacionais para compartilhamento de experiências.

 

Colaboração – ASCOM

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: