Publicidade


Prefeitura do Recife realiza plantio simbólico, entrega Memorial Botânico e arrecada plástico para reciclagem no Dia da Árvore

21 set 2021|Postado em:RECIFE

 

Ações acontecem nesta terça-feira (21) no  Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ana Rosa Falcão de Carvalho e no Shopping Plaza.

Para celebrar o Dia da Árvore, que acontece nesta terça-feira (21), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vai realizar um plantio simbólico no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ana Rosa Falcão de Carvalho, em Santo Amaro. Além disso, ainda acontecerá a entrega do Memorial Botânico, contendo a descrição das espécies e vegetais existentes no local, já que a escola está inserida em uma Unidade de  Proteção de Área Verde (IPAV). Já em casa Forte, uma parceria com o Shopping Plaza irá realizar dois dias de coleta de material plástico para reciclagem.

A ação do plantio no CMEI Ana Rosa, em Santo Amaro, acontecerá às 10h e serão plantadas quatro mudas da espécie Urucum, nativa da Mata Atlântica. O objetivo, segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, é sensibilizar os alunos quanto à importância da preservação das árvores e, ao mesmo tempo, incentivar o plantio de novas mudas de forma consciente e adequada. O CMEI Ana Rosa fica na rua João Lira, 41-A, nas imediações da Biblioteca Pública do Estado.

“Além de estimular a conscientização ambiental dos alunos da CMEI, queremos também incentivar a conservação do verde no espaço urbano. A nossa ideia é despertar em cada um o sentimento de cuidado pelo ambiente que nos cerca”, comenta Ribeiro. Ainda será entregue o Memorial Botânico, contendo as espécies de plantas, quantidade, nome comum e científico que estão inseridas no local, com o objetivo de incrementar a área verde e sensibilizar os alunos e os professores quanto à estadia em uma Unidade Protegida de Recife.

Já no Shopping Plaza, uma parceria com a Secretaria da Mulher irá realizar a troca de plástico trazido pelos clientes por mudas de plantas medicinais produzidas no Jardim Botânico do Recife. Nos dias 21 e 22 de setembro, o centro de Compras irá promover a ação “Plástico Muda”, cujo objetivo é promover a arrecadação de materiais plásticos para a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, formada por mulheres e com sede no Arruda que transformam estes resíduos em novos produtos utilizando uma técnica de reciclagem criativa.

As doações devem ser feitas das 12h às 18h, em ponto da ação situado no Jardim do Piso L2. Na entrega de cinco embalagens plásticas, o doador recebe uma muda de planta medicinal doada pelo Jardim Botânico, que pode ser Erva Cidreira, Capim Santo, Erva Barbosa, Artemísia ou Chambá. Também levará para casa um saco de 300g de composto orgânico desenvolvido e doado pelo projeto Berso, da UFPE. Funcionários do Jardim Botânico do Recife e da Palha de Arroz darão informações sobre cultivo e sobre a produção das peças decorativas e utilitárias confeccionadas pela cooperativa. 

 

“Precisamos pensar o meio ambiente como um todo. É certo que a natureza é beneficiada quando o plástico deixa de ser descartado de forma incorreta. Mas, para além disso, as cooperativas de reciclagem de resíduos, como a Palha de Arroz, formada somente por mulheres, também recebem os benefícios desse descarte correto ao reciclarem o material. Esse ciclo termina ajudando as pessoas que vivem dessa coleta, favorecendo a saída delas da situação de precariedade econômica e social”, afirma Glauce Medeiros, Secretária da Mulher do Recife.


Publicidade



A superintendente do Plaza Shopping, Karina Dourado, ressalta a importância da parceria com a Prefeitura do Recife nessa ação de conscientização e do impacto socioambiental que ela gera, já que o shopping recebe diariamente centenas de pessoas. “Em uma única ação estamos dando visibilidade ao Dia da Árvore e estimulando os clientes a destinarem corretamente as embalagens plásticas que, muitas vezes, acabam por poluir os oceanos e serem ingeridos por animais aquáticos. Ao mesmo tempo, convidamos todos a adotarem o hábito de cultivo de plantas em locais que não exigem grandes espaços, como varandas ou dentro de suas casas, e a colaborarem com a geração de renda para as mulheres da Cooperativa Palha de Arroz”, explicou

Devem ser doadas embalagens/recipientes plásticos de todos os tipos, a exemplo de garrafas, de materiais de limpeza e de higiene pessoal. Esses dois últimos tipos são usados pela cooperativa. Eles devem ser entregues limpos, sem resíduos. Depois de passar por um tratamento especial, as embalagens são transformadas em lixeiras, copos, vasos, saboneteiras e fruteiras, entre outras peças para decoração e utilidades domésticas, que podem ser adquiridas através do perfil da cooperativa nas mídias sociais (@palhadearroz) ou no Quiosque Solidário do Plaza Shopping (Piso L4). O armazenamento do material coletado será feito em bags disponibilizadas pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana e a coleta realizada, no fim do evento, pela Emlurb. 

 

A ação do Dia da Árvore no Plaza Shopping é uma parceria com a Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias: da Mulher, Meio Ambiente e Inovação Urbana, Emlurb e Jardim Botânico, além da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) projeto coordenado pelo Departamento de Energia Nuclear (DEN) em parceria com a Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) da UFPE que tem como objetivo o tratamento e reutilização de resíduos orgânicos gerados na universidade. Mais informações sobre a ação no www.plazacasaforte.com.br e nas mídias sociais do shopping (@plazacasaforte). Mais informações sobre a Cooperativa Palha de Arroz no @palhadearroz.

Cobertura vegetal do Recife – Banhada por rios e canais, Recife, a Veneza Brasileira possui uma importante e expressiva cobertura vegetal. Segundo dados do Plano de Ordenamento Territorial (2018), a cidade possui 91,9 km² de área verde, o que representa 42,1% do seu território, conferindo um índice de 60,11 m² de área verde por habitante, índice cinco vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um mínimo de 12m² de área verde por habitante. Apenas entre os meses de janeiro e setembro de 2021, foram plantadas mais de 1.000 árvores na capital pernambucana.

Atualmente, a cidade conta com um total de 255 mil árvores espalhadas pelas áreas e logradouros urbanos públicos. Além delas, o Recife possui ainda uma vasta cobertura vegetal formada principalmente pelas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que ocupam aproximadamente 38% do território. As vantagens da arborização são múltiplas e variadas: além de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, aumenta a permeabilização do solo e proporciona melhorias na qualidade de vida dos munícipes. 

Quem quiser solicitar à Prefeitura plantio na área da capital pode fazê-lo através do fone 156. Além do plantio, através do 156 o cidadão também pode solicitar os serviços de poda; tratamento fitossanitário e análise das raízes, entre outros.  Os plantios acontecem através das equipes da sementeira mantida pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). 

A variedade de espécies plantadas na cidade é ampla e depende do local de plantio como praças, parques, escolas, prédios públicos ou alegretes nas calçadas, entre outros. Os plantios de 2021 incluem espécimes das mais diversas como Sibipiruna, Abacaxi de jardim, Palmeiras variadas, Ipês, craibeiras, flamboyants, pau Brasil, saboneteiras, mororó e angico liso, entre outros

 

ASCOM

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: