Publicidade

Publicidade


Projeto lançado pela prefeitura do Recife busca fortalecer acessibilidade e inclusão em área central da cidade

28 mar 2022|Postado em:RECIFE

 

Projeto lançado pela prefeitura do Recife busca fortalecer acessibilidade e inclusão em área central da cidade

Foto: Marcos Pastich / PCR

Novo projeto lançado pela prefeitura, o “Recife é pra sentir”, em busca de mais acessibilidade e inclusão, tem o intuito de levar ao Marco Zero intervenções direcionadas a pessoas cegas e de baixa visão. Em um dos trechos abarcados pelo projeto, próximo ao Rio Capibaribe e Armazéns, foi instalado corrimão com equipamento acessível em braile apresentando a paisagem local. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve, neste domingo, na área onde ocorre a intervenção, que faz parte do Recentro e que também é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH).

“Mais uma ação da Prefeitura, através do Recentro. No ‘Recife é Pra Sentir’ a gente instalou um painel tátil, com informações em braile, que faz uma descrição do Parque das Esculturas. Você passa os dedos e sente a descrição toda em braile”, explicou João Campos. “Foi feito com a nossa secretaria de Desenvolvimento Social e queremos levar isso para outros cantos. Começou aqui no Marco Zero, com o Recentro, e a gente vai levar para outras áreas da cidade também”, assegurou.

“Esse é um projeto novo da Prefeitura do Recife chamado ‘Recife é Pra Sentir’. É para tornar os atrativos turísticos e os pontos de visitação da nossa cidade acessíveis e inclusivos”, reforçou o prefeito da cidade. A gente começa, primeiramente, com o nosso cartão postal aqui no Marco Zero, com vista para o Parque das Esculturas Francisco Brennand. Então as pessoas com deficiência poderão utilizar o braile das placas e a áudio-descrição também que explicam o que é essa paisagem tão bela da nossa cidade”, explicou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

O equipamento também possui QR Code com áudio-descrição do cenário e texto recitado pela poetisa e cantora recifense Bione – um dos novos nomes da cena de Slam (poesia falada, em livre tradução). Esta ação integra o Programa Recentro, um amplo plano de revitalização da região central da capital pernambucana, com ações de curto, médio e longo prazos.

Colaboração

O projeto Recife é Pra Sentir foi realizado com a colaboração da Gerência da Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), que atuou na concepção do novo atrativo de modo a oferecer uma forma de contemplação da paisagem do Marco Zero às pessoas cegas e com baixa visão. O novo equipamento se soma a outras benfeitorias implantadas pela Prefeitura do Recife destinadas a esse público, como o piso direcional no próprio local, de modo a complementar a experiência sensorial na área. A execução da iniciativa foi da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB).

Recentro

Lançadao em novembro de 2021, o programa Recentro busca repensar o desenvolvimento do centro do Recife de maneira integrada trazendo manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada dos Bairros do Recife, São José e Santo Antônio e é baseado em quatro eixos de ação: governança, incentivos fiscais, investimentos públicos e privados e cultura e bem-estar. Desde a instalação, foram realizados mais de 50 momentos de escuta e diálogo com os diversos atores e segmentos que atuam no Centro do Recife. Nesse processo de escuta permanente, mais de 200 contribuições foram recebidas, entre demandas, sugestões e aprendizados destinados ao Plano de Requalificação do Centro do Recife.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: