Publicidade

Publicidade


Projeto transforma óleo de cozinha em sabão biodegradável e incentiva consumo sustentável no Recife

5 abr 2022|Postado em:RECIFE

Incentivar o consumo mais sustentável e preservar o meio ambiente fazem parte das propostas de um projeto, que tem a sede no bairro da Mangueira, na Zona Oeste do Recife. Denominada Green Girl, a iniciativa coleta óleo de cozinha para transformá-lo em sabão, que é vendido para ajudar a manter ações sociais (veja vídeo).

Preocupada com o impacto que o descarte indevido de materiais tem no meio ambiente, a estudante de biologia e idealizadora do projeto Juliana Rodrigues buscou uma forma de mostrar às pessoas que é possível ter uma vida mais sustentável.

“Quis mostrar para as pessoas como elas podem estar, de pouquinho em pouquinho, ajudando o meio ambiente. A Green Girl foi criada justamente para isso, para ajudar as pessoas a ter um dia a dia mais sustentável”, disse ela.

A coleta de óleo de cozinha usado faz parte do Projeto Bolhas, um dos braços do grupo Green Girl. É nele que o material é misturado com soda cáustica para ser transformado em barras de sabão biodegradáveis. Parte do sabão é doado, enquanto outra parte é vendida para ajudar a manter as ações sociais.

Em sete anos de projeto, a iniciativa já conseguiu reciclar 500 litros de óleo e realizar a doação de mais de 3 mil litros de detergente. É nas feiras ecológicas espalhadas pela cidade que o grupo consegue vender barras de sabão, que são biodegradáveis desde a sua própria embalagem.

“A gente pensou em todo o processo, porque o óleo sendo descartado de maneira incorreta vai contaminar o solo, a água e, entrando em decomposição, ele pode ajudar a contribuir para o aquecimento global, liberando metano que é bem tóxico para o meio ambiente” comenta, Juliana.

Com o dinheiro arrecadado, o grupo promove palestras, oficinas, ações de recreação sustentável. Além da coleta de sabão, o grupo faz plantio de árvores, mutirão de limpeza de praias e ajuda a comunidades carentes e animais de rua.

Fonte: g1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: