RECIFE

Ação educativa da Prefeitura do Recife visa sensibilizar população sobre incidentes com tubarões

 

Foto: SECON/Divulgação

Trabalhadores serão multiplicadores, junto aos público que frequenta a praia, de informações para evitar ocorrências. Neste sábado (11) a ação contínua, dessa vez com os banhistas, que serão alertados para práticas corretas e cuidados para evitar incidentes

A conscientização das pessoas que frequentam a praia é uma das armas mais importantes na prevenção a incidentes com tubarões. Apostando na educação e na informação, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), promoveu, nesta sexta-feira (10), no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem, um encontro com comerciantes que trabalham na faixa de areia das praias do Pina e de Boa Viagem. Na manhã de sábado (11) será realizada uma ação educativa também com os banhistas, no sentido de alertá-los para as práticas corretas no sentido de evitar as ocorrências.

A iniciativa da Prefeitura visa reforçar o cumprimento do Decreto Estadual 40.923, de 28 de julho de 2014, que prevê a proibição da prática esportiva de surf, body boarding e esportes náuticos similares em determinados trechos do litoral do Estado onde há registros de incidentes com tubarões. A fiscalização da norma fica a cargo das forças de segurança do governo do Estado, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“A ideia é justamente que eles reforcem esse papel de multiplicadores que têm junto à própria clientela. A Prefeitura está atenta e fazendo o que cabe à municipalidade, reforçando o cumprimento do decreto estadual de 2014 que prevê a proibição de práticas aquáticas em trechos do litoral do Estado”  explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

O professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e coordenador do Projeto Megamar, Paulo Oliveira, foi convidado para falar com os comerciantes da orla. Durante uma hora ele esclareceu dúvidas dos trabalhadores. “Educação ambiental é o que mais funciona em casos como esse. Quando algo não é falado sempre, acaba sendo esquecido pela população. Daí a importância da retomada, pelos poderes públicos, das campanhas educativas e das pesquisas para maior compreensão do fenômeno”, disse.

O comerciante Rogney Costa, conhecido como Ceará, alerta que o último incidente ocorrido em uma praia do Recife foi em 2013. “Aqui nós sempre alertamos os clientes sobre os riscos, e essa iniciativa vai servir para que fiquemos ainda mais alertas”, afirmou.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

12 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

12 horas ago

PUBLICIDADE

12 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

19 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

20 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago