RECIFE

Beberibe e Ibura recebem mutirão de arboviroses neste fim de semana

 

Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

Ação da Prefeitura do Recife contará com inspeção de agentes de saúde ambiental

Os bairros de Beberibe, na Zona Norte do Recife, e Ibura, na Zona Sul, receberão o mutirão de arboviroses da Prefeitura do Recife. Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vão inspecionar, ao todo, dois mil imóveis. As ações acontecem no sábado (19) e domingo (20).

Nestes dois dias, os profissionais da Vigilância Ambiental visitarão 500 imóveis em cada bairro, para verificar a existência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, além da eliminação mecânica dos focos e a aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.

Outros 17 locais classificados como Pontos Estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, serão visitados pelos Asaces. Esses imóveis são considerados com grande potencial de conter criadouros de mosquito. Lá, os agentes farão eliminação dos depósitos que acumulam água, aspirações de mosquitos adultos (alados), além da realização de tratamento químico com inseticida.

Também será realizado um trabalho educativo com os moradores, explicando as formas de prevenção para as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de alertas sobre cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

As áreas foram escolhidas após avaliação de indicadores entomológicos e epidemiológicos, por apresentarem um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população.

Ações como a que acontecerá neste final de semana ocorreram 123 vezes em outros pontos da cidade, desde abril do ano passado, quando os mutirões foram intensificados.

Em janeiro, o Recife registrou uma redução de 96% nos casos confirmados de arboviroses, comparado ao mesmo período do ano passado. Já no período do dia 30 de janeiro a 5 de fevereiro (Semana Epidemiológica 5), a capital pernambucana confirmou apenas quatro casos de dengue e quatro de chikungunya. No mesmo período, em 2021, 118 casos de dengue foram confirmados, além de 93 de chikungunya.

Até o momento, não houve a notificação de óbitos por arboviroses na capital pernambucana. Até a SE 5 de 2022, 75% dos casos confirmados de arboviroses foram em pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos.

Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Treinador da APA é convocado para o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua no Paraguai

O técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Marciano Barros, foi convocado para integrar a…

5 horas ago

Anteprojeto da Reforma do Código Civil propõe a simplificação do casamento e divórcio

    Um dos pontos é que seja retirada a definição que casamento é formado…

5 horas ago

Gleisi Hoffmann é nova cidadã recifense; título foi aprovado pela Câmara Municipal

Proposta da vereadora Liana Cirne (PT) foi votada nesta segunda-feira (20). Foi aprovado nesta segunda-feira,…

5 horas ago

CTTU monta esquema de trânsito para serviço de requalificação de calçadas no Parnamirim

  Obra da URB, dentro do programa Calçada Legal, vai melhorar a qualidade do passeio…

6 horas ago

Prefeitura do Recife avança com as obras de drenagem e pavimentação da Avenida Mário Melo

  A intervenção de requalificação, prevista para durar oito meses, conta com investimento da ordem…

8 horas ago

Empresária argentina investe em projetos imobiliários no Nordeste

  A empresária argentina Cynthia Radich, que é destaque no setor imobiliário brasileiro, está promovendo…

12 horas ago