Categories: RECIFE

Blitz educativa do Detran-PE abordou conflitos no trânsito em Porto de Galinhas

 

Foto: Paulo Maciel//Detran – PE

As tensões e as agitações diárias são algumas das causas que podem resultar em irritação no trânsito e motivar conflitos entre condutores. Com objetivo de orientar e superar tais situações, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e a Diretoria de Fiscalização, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) e Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), realizou hoje (25), entrada da praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, blitz educativa sobre Conflitos no Trânsito, onde foi simulada uma discussão por questões de trânsito.

No local, dois atores simularam condutores irritados um com o outro, questionando a forma de dirigir. Quando parece que vão partir para a agressão física, a voz de uma criança surge, solicitando calma ao pai, quando, assim, o conflito é encerrado.  Em seguida, técnicos do Detran-PE e da Abrapsit falaram sobre controle das emoções e maneiras para manter a tranquilidade no trânsito.

Segundo o diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que 5% da população tem hábito comportamental agressivo ao volante e que mais de 90% dos acidentes são causados por falha humana. “O respeito no trânsito, além de garantir uma boa convivência, contribui para a redução de acidentes”, destacou.

Entre as recomendações apresentadas para uma boa conduta no trânsito estão: ser gentil e paciente; não utilizar celular caminhando ou dirigindo; não dirigir se consumir álcool ou estiver com sono; reduzir a velocidade perto de cruzamentos; sempre ligar a seta antes da conversão, nunca fechar cruzamento e manter distância seguro do veículo à frente. Também consta nas recomendações respeitar o pedestre e veículos menores, buzinar com moderação e evitar discussões. Caso o conflito fique muito acirrado, a sugestão é ligar para a polícia e se houver dano material, anotar a placa do veículo, local, horário do ocorrido e registrar um Boletim de Ocorrência pela internet.

 

Colaboração – Jô Lima/Coordenadora de Educação de Trânsito Imprensa e Publicidade Institucional

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

9 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

10 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago