RECIFE

Com João Gomes, Emicida, Pablo Vittar e Alceu Valença, Recife anuncia atrações para o Carnaval 2023

 

Foto: Reprodução

Após um hiato de dois anos de saudades em que a maior manifestação cultural recifense esteve suspensa devido à pandemia de covid-19, o Carnaval do Recife 2023 retorna em grande estilo. Com a temática #VolteiRecife com todos os Carnavais, o ciclo momesco contará com mais de 2,8 mil apresentações e shows que embalarão 44 polos de animação, com a novidade do Polo da Rua da Aurora, que será dedicado à folia dos pequenos e da Cultura Popular.

Mantendo as tradições, Recife se destaca no ciclo carnavalesco pela democratização cultural promovida em toda a cidade, onde foliões, brincantes e turistas se confraternizam ao som do centenário frevo e suas diversas manifestações. A coletiva de imprensa para a divulgação dos detalhes do Carnaval do Recife ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), no Paço do Frevo, com a presença do prefeito João Campos, colaboradores da Prefeitura, artistas e muita gente que faz a festa acontecer.

“A gente volta, como o nome diz “#VolteiRecife”, com todos os carnavais. É uma emoção, depois de dois anos sem poder fazer a nossa grande festa carnavalesca, o Recife voltar com toda a sua potência e a sua força. O Carnaval é o maior acontecimento, a maior mobilização, a maior festa, o maior evento, a maior expressão que existe no Recife e por isso a gente, quando fala do Carnaval, a gente tem emoção, alegria e também a responsabilidade do trabalho da Prefeitura. São 44 pólos de carnavais, mais de 2,8 mil apresentações e milhares de profissionais que trabalham diretamente para garantir a realização. E o que faz a força do nosso carnaval é isso, é o seu tamanho junto com a sua leveza e com a sua tradição”, afirmou João Campos durante a coletiva.

O Marco Zero será palco de mais de 20 shows de nomes que representam o melhor da cultura carnavalesca local, bem como nacional. O frevo se fará presente através de nomes como um dos homenageados, Geraldo Azevedo, além de Maestro Forró, Spok, Almir Rouche, André Rio, Maestro Duda, Elba Ramalho, Alceu Valença e o apoteótico Orquestrão, que reúne centenas de músicos para se despedir da folia, na manhã da Quarta-feira ingrata. Sonoridades diversas e nomes de peso de todo o país subirão também ao palco Marco Zero, como Pabllo Vittar, Sorriso Maroto e João Gomes. Outras atrações nacionais que desfilarão pelo maior palco da cidade serão Fundo de Quintal, Nando Reis, Duda Beat, Maria Rita, Emicida, Fafá de Belém e Melim.

No mesmo palco do Marco Zero, três espetáculos renderão tributos a movimentos e personalidades históricas da cultura recifense. No sábado (18), Maestro Duda sobe ao palco para celebrar seus 80 anos e muitas décadas de bons serviços prestados ao frevo. Ainda no sábado, a noite será encerrada pelo show Recife, Capital do Brega, com o encontro de diversos e diversas representantes do ritmo, declarado patrimônio imaterial do Recife desde 2021. Na segunda, o espetáculo Frevo de Bloco, o Grande Encontro, reunirá Coral Edgar Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres.

“Estamos há muitos meses envolvidos diretamente com a ação do Carnaval. A gente sabe da importância que ele tem, não apenas para a cultura da cidade, mas para o Recife como um todo. Mexe com a vida da gente. É a nossa identidade, a nossa vida cultural plenamente efetivada nas ruas. A gente tem certeza que vai ser uma festa, como a gente está dizendo #VolteiRecife com todos os Carnavais”, destacou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo.

Já o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Marcelo Canuto, ressaltou o caráter democrático e diverso da festa. “Fazer o Carnaval do Recife é um grande desafio. O carnaval do Recife tem grande estrutura, uma operação complexa e envolve todos os setores da Prefeitura como saúde e a cultura, claro. Montamos uma grade extremamente diversa com samba, frevo, cultura popular e a diversidade que caracteriza o nosso Carnaval, um Carnaval democrático”, disse.

A programação visual da festa bebe da confluência da diversidade e o reencontro da cidade com seu principal ciclo festivo. Sob a temática #VolteiRecife Com Todos os Carnavais, a assinatura dos elementos que irão “vestir” a maior festa de rua do Brasil ficou a cargo do arquiteto e ilustrador Adriano Marcusso, 47, que também teve como inspirações verdadeiros gigantes da arte contemporânea pernambucana, como Lula Cardoso Ayres e Abelardo da Hora. A geometrização e a modulação das formas, junto com uma paleta de cores contemporânea, criam uma linguagem inovadora para a manifestação popular com uso de linhas retas e ângulos precisos em cerca de 40 personagens.

No primeiro Carnaval após o anúncio do Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, agremiações e tradições culturais ancestrais receberam reajustes de 40% a 50% nos valores de cachês e premiações de concursos assegurados pelo poder público municipal. A cultura popular ganhará destaque não só entre os homenageados, mas também em todas as passarelas da festa. Os tradicionais concursos distribuirão mais de R$ 1,3 milhão entre as agremiações. Além disso, blocos, troças, ursos, maracatus, bois e demais manifestações ganharão as ruas desde as prévias. No Carnaval, as agremiações desfilarão grandes novidades, como o circuito De Pátio a Pátio, que reunirá, entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro (domingo, segunda e terça de Carnaval), das 16h às 19h, entre o Pátio do Livramento, Rua 1º de Março, Praça da Independência, Avenida Dantas Barreto e Pátio de São Pedro.

A passista de frevo mais antiga em atividade, Zenaide Bezerra, é uma das homenageadas do Carnaval do Recife e compartilhou como consegue manter a energia em alta. “Eu não esperava essa homenagem, fiquei muito emocionada quando soube, chorei. O segredo para manter o pique é não parar de dançar nunca, fazer o que a gente gosta é muito bom. Comecei no carnaval aos 8 anos, com meu pai, eu entrei no Baile Municipal com ele, com essa idade; hoje estou com 73 anos, danço com netos e bisnetos e vou entrar lá de novo”, contou ela durante a coletiva.

Dona Marivalda, costureira, matriarca e rainha do Maracatu Estrela Brilhante, também é homenageada do carnaval do Recife deste ano e está feliz por esse momento singular da sua história. “Eu já esperava essa homenagem há alguns anos. Tenho um filho agora que é prefeito, é quase meu filho, que me deu essa oportunidade e essa alegria em vida. Eu trabalho muitas horas por dia, deixei a máquina hoje para estar aqui, mas vou voltar, almoçar e depois continuar a trabalhar”, disse.

Segundo a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, turistas de diversas cidades do Brasil vão contribuir com a alegria do carnaval do Recife durante todos os dias de programação. “Já temos uma expectativa de mais de 90% de ocupação hoteleira, mas a gente espera que os hotéis do Recife estejam todos lotados durante a festa. O turista e o recifense estavam com muita saudade dessa festa. A gente começou com programas de city tours e visitas. Os Olha! Recife serão realizados com temas carnavalescos”, comentou ela.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MARCO ZERO

16 (quinta-feira)

– Ubuntu (cortejo formado por 24 afoxés com cerimônia de lavagem do Boulevard da Rio Branco) e Tumaraca – Encontro das Nações (com 700 batuqueiros de 13 Maracatus de Baque Virado)

17 (sexta-feira)

– Recife Matriz da Cultura Popular – Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo Especial Carnaval 2020

– Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

– Homenageados do Carnaval – Geraldo Azevedo, Zenaide Bezerra e Dona Marivalda

– Geraldo Azevedo e Convidados – Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém e Chico César

– Duda Beat

18 (sábado)

– Recife Matriz da Cultura Popular – Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 1 do Carnaval 2020

– Orquestra do Maestro Duda

– Almir Rouche

– Pabllo Vittar (com participação de Uana e Romero Ferro)

– Recife Capital do Brega

19 (domingo)

– Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Maracatus de Baque Solto

– Gerlane Lops e Orquestra de Bamba

– Maria Rita

– Sorriso Maroto

– Fundo de Quintal

20 (segunda)

– Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Blocos Líricos

– Frevo de Bloco, O Grande Encontro (Coral Edgar Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres)

– Melim

– Nando Reis

– Emicida

21 (terça-feira)

– Recife Matriz da Cultura Popular – Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 2 do Carnaval 2020

– André Rio

– Lenine e Spok

– João Gomes

– Alceu Valença

– Elba Ramalho

– Orquestrão – 10 anos do Frevo como Patrimônio Cultural da Humanidade

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Governo confirma calendário de pagamento do Bolsa Família para junho com antecipação para áreas de calamidade

  Beneficiários afetados por desastres naturais terão prioridade no pagamento, enquanto demais famílias seguirão o…

40 minutos ago

Alunos do Jaboatão participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Vidal de Negreiros, participaram na última sexta-feira…

2 horas ago

Prefeitura do Recife abre licenciamento para os festejos juninos

  Inscrições para barracas de roupas, adereços e fogos de artifício, além dos polos para…

3 horas ago

Alan Barros, da Faturepag, faz palestra no evento varejista “Mercado em Foco”, no Paraná

  Nesta terça-feira, 21 de maio, o CEO da Faturepag, Alan Barros, marca presença no…

5 horas ago

PUBLICIDADE

12 horas ago

Treinador da APA é convocado para o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua no Paraguai

O técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Marciano Barros, foi convocado para integrar a…

19 horas ago