RECIFE

Detran-PE: Equipamentos de segurança e respeito aos limites de velocidade em Blitz educativa na Zona Sul

Foto: Assessoria

Na manhã de hoje (25), motociclistas, condutores e passageiros de veículos foram alvo de blitz educativa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A ação ocorreu das 8h às 9h30, na Av. José Estelita, embaixo do viaduto Capitão Temudo, sentido Boa Viagem, com ênfase na importância do uso do capacete, do cinto de segurança na obediência aos limites de velocidade. Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional com a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, também houve distribuição de adesivos refletivos para capacetes e sacolinhas para colocação de lixo.

No local, técnicos da Escola Pública de Trânsito (EPT)representantes do ONSV e agentes de trânsito demonstraram como utilizar corretamente o capacete, que deve estar fechado e com a fita jugular travada. Já nos demais veículos, o uso do cinto de segurança foi observado, destacando a importância do dispositivo para proteção contra lesões graves em caso de sinistros. As equipes também verificaram as condições das peçasuma vez que o estado do cinto é essencial para o bom funcionamento. Para reforçar a segurança, é necessário observar alguns pontosse a fivela se mantépresa ao fecho; se há dificuldade para desafivelar o cinto do fecho; se o tecido do cinto apresenta rasgos ou desgaste. Durante a orientação eles alertaram que sendo necessário a troca, ela só deve ser realizada por um profissional habilitado.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet)aponta que o uso do cinto no banco da frente reduz em 45% as possibilidades de lesões graves em sinistros e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros ( considerando o cinto de 3 pontos). O uso do cinto de segurança é obrigatório para motorista e todos os passageiros, inclusive no banco de trás, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – artigo 65. A multa para quem não cumprir a legislação é de R$ 195,23 e ainda recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

representante do ONSV, Daniela Gurgel, participou da blitz que, além do Detran-PE, teve ainda a participação de equipes de outros órgãos também responsáveis ou ligados a ações de segurança viária. Participaram a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Operação Lei Seca (OLS), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

Assessoria de Imprensa-Jô Lima
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

10 horas ago

PUBLICIDADE

11 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

11 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago