RECIFE

Em alta no Brasil, cultura coreana invade Recife com Mostra de Cinema inédita

 

Sucesso de bilheteria na Coreia, ‘Os Ladrões’ (2012) é uma das atrações da mostra no Recife (Crédito: Divulgação)

Mais de 16 mil quilômetros em linha reta separam Seul, capital da Coreia do Sul, e Recife. Quem for neste fim de semana à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby, vai sentir uma distância menor. O espaço recebe a Mostra de Cinema Coreano a partir desta sexta-feira (23) até domingo (25), uma realização da Embaixada sul-coreana e do Centro Cultural Coreano que propõe aumentar a visibilidade da cultura do país no Brasil, em ampla ascensão nos últimos anos. Os ingressos podem ser emitidos gratuitamente na EventBrite ou retirados até uma hora antes na bilheteria.

A aproximação entre pernambucanos e coreanos é de um passado relativamente recente. Desde 2013, no último sábado de setembro, é celebrado o Dia da Cultura Sul-Coreana –  quando se promove um intercâmbio cultural com músicas, danças e comidas típicas. O evento está cancelado neste ano. Em compensação, no mesmo período, o estado irá receber um evento oficial voltado às produções audiovisuais, algo que nenhum outro vizinho do Nordeste ainda teve a oportunidade. Brasília, sede da embaixada, foi a única cidade onde ocorreu o festival em 2022. Em 10 dias, cerca de 5 mil pessoas frequentaram a mostra em março.

“Recife é uma das grandes cidades com alto interesse em cultura coreana no Brasil. Até onde eu sei, existem vários grupos de k-pop por aí, então a comunidade de ‘Hallyu’ é muito ativa”, afirmou Yu Hyun Kim, diplomata responsável pelo setor cultural sul-coreano no Brasil. Hallyu, nomenclatura para “onda coreana”, é um termo essencial para entender o fenômeno cultural do país asiático.

Dramas coreanos, ou k-dramas, são novelas que podem ser de romance, terror, suspense, entre outros gêneros. As obras fazem parte do contexto da Hallyu, onde também se compreende as danças e músicas do k-pop, cinema e culinária. De acordo com o Rakuten Viki, um streaming voltado para produções asiáticas, os brasileiros estão atrás apenas dos americanos no consumo de k-dramas fora da Coreia do Sul. Com o maior catálogo do mercado, a Netflix surfa na onda coreana. Na semana passada, a plataforma emplacou três k-dramas entre as 10 séries mais assistidas no momento.

Porém, o nascimento da Hallyu em solo tupiniquim surgiu antes dos streamings. Daniela Mazur, pesquisadora especializada em estudos do tema, explica que as redes sociais foram a porta de entrada dos conteúdos sul-coreanos para o público brasileiro: “Começou no início da década passada e faz parte de todo um movimento que não foi exclusivo ao Brasil. A Web 2.0, que abrange as redes sociais digitais, foi uma ferramenta muito importante para que os produtos da onda coreana pudessem chegar a públicos que não dependessem inteiramente de um consumo oficial”.

Falando especificamente do Brasil, porém, eventos de k-pop são a virada de chave: “Um dos marcos que deixam claro a chegada da hallyu são os primeiros shows de k-pop, porque os dramas coreanos demoraram a chegar à televisão brasileira e às plataformas. O k-pop é esse carro que consegue abrir portas pelo mundo na Hallyu 2.0, e aqui não foi diferente”, completou Daniela.

Afinal, ações como a Mostra de Cinema no Recife são parte do processo de crescimento ou consequência disso? Para Hyun Kim, a resposta é ambos: “Nós tivemos a Mostra em Brasília e queríamos apresentar a cultura coreana através dos filmes. Claro, alguns brasileiros entraram em contato pela primeira vez, mas muitos deles já sabiam dos filmes, atores e atrizes. Eu até conheci pessoas do fã clube de dramas coreanos que vieram a Brasília só para assistir à mostra. Então o sucesso também é graças às pessoas que já possuem interesse”, destacou a diplomata.

 

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

3 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

18 horas ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

23 horas ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

1 dia ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago