RECIFE

Espetáculo teatral #Juntos desembarca no Recife em única apresentação

 

Divulgação

Iniciativa traz o tema educação financeira e cooperativismo para alunos de escola pública na Capital é encabeçada pela Sicredi Recife e Fundação Sicredi

 

No próximo dia 4 de novembro, às 15h, o espetáculo teatral #Juntos será encenada, em apresentação única, para os alunos da Escola Estadual Liceu Nóbrega, localizada no bairro da Boa Vista – região central do Recife. Com texto da dramaturga Dedé Ribeiro e direção do premiado Daniel Colin, a peça aborda de forma descontraída as questões da transição do jovem para a vida adulta e tem como objetivo proporcionar acesso à Cultura e promover a educação financeira e o empreendedorismo para jovens de 13 a 20 anos. A iniciativa é da Sicredi Recife em parceria com a Fundação Sicredi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“O espetáculo reflete com leveza e bom humor as questões que preocupam os jovens. Como preparar-se para o futuro com tantos caminhos possíveis? Nos dias de hoje o espaço físico não precisa ser compartilhado para que as pessoas possam cooperar, se unir e construir seus projetos de vida juntas. ” – afirma Dedé Ribeiro.

PLANOS PARA O FUTURO – A ação de #Juntos se passa no dia da formatura de três colegas inseparáveis no Ensino Médio, que traçam planos para o futuro: a separação é inevitável, mas a distância, hoje, é relativa, graças às redes sociais. Com o auxílio da irmã de um deles e de outros personagens, os amigos criam juntos um projeto que possa reuni-los outra vez e garantir que seus sonhos de trabalho se realizem.  Na sua ficha técnica, destacam-se atores reconhecidos, sobretudo no teatro gaúcho, como Douglas Oliveira, Denis Gosh, Kaya Rodrigues e Ursula Collischonn, entre outros, bem como os cenários de Rodrigo Shalako e os figurinos de Antônio Rabadan. A produção é assinada pela DUX /LIGA Produção Cultural.

A Assistente Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Recife, Carla Leão, falou sobre a iniciativa. “Trouxemos a montagem como parte de uma série de projetos voltados para as comunidades onde estamos inseridos. Como já havia o objetivo de impactar o público jovem, escolhemos os alunos da Escola Estadual Liceu Nóbrega para que eles, de forma divertida e lúdica, recebam informações para que atravessem mais facilmente as transformações da juventude e possam despertar o olhar para o futuro. ” — conta. “A Sicredi Recife acredita que a educação financeira transforma a vida das pessoas e, trazendo o tema por meio lúdico, fica ainda mais fácil assimilação da mensagem que queremos transmitir para os jovens. ” – complementa.

Para Floriano Quintas, Presidente da Sicredi Recife, a iniciativa dialoga diretamente com os princípios do cooperativismo defendidos pela instituição. “É muito importante trabalhar o tema nas escolas, para que os jovens possam desenvolver consciência financeira, usando o dinheiro a seu favor, evitando que inicia a vida adulta endividado. Com a iniciativa, a Sicredi Recife reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (ODS), oferecendo Educação de Qualidade e fomentando Cidades e Comunidades Sustentáveis, ambos previstos nos ODS 4 e 11, respectivamente, o que mostra o quanto a cooperativa está preocupada com o contexto sustentável.” – afirma.

“O Sicredi acredita que por meio da educação financeira, as pessoas podem transformar sua relação com o dinheiro e conquistar maior independência e liberdade para as suas vidas, o que reforça a importância de apoiarmos uma produção artística que fomenta esse tema de uma forma leve e descontraída” – comenta Cristiane Amaral, gerente da Fundação Sicredi.

Sobre a Sicredi Recife

A Sicredi Recife conta com mais de 17 mil associados e 95 colaboradores. A instituição está presente nas cidades de Recife, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Goiana, com uma rede de atendimento de 8 agências. A cooperativa financeira integra o Sistema Sicredi, que oferece mais de 120 anos de credibilidade e solidez aos mais de 6 milhões de associados. O Sistema tem presença nacional em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, com mais de 2.400 agências. (www.sicredi.com.br/coop/recife).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. (www.sicredi.com.br).

SERVIÇO:

Espetáculo #JUNTOS

Local: Escola Estadual Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios – Rua do Príncipe, 526, Boa Vista.

Data: 4 de novembro

Horário: 15h

Realização: Fundação Sicredi

Ficha técnica:

Texto: Dedé Ribeiro

Direção: Daniel Colin

Assistência de direção: Denis Gosh

Cenografia: Rodrigo Shalako

Figurinos: Antônio Rabadan

Iluminação: Casemiro Azevedo

Sonorização: James Onzi

Contrarregragem: Luciano Correa

Música original: Renato Mendonça e Dedé Ribeiro

Elenco: Bruna Casali, Denis Gosh, Douglas Oliveira, Kaya Rodrigues, Lauro Fagundes, Lucas Prado, Luciano Correa, Maurício Schneider, Natasha Villar, Phill, Ursula Collischonn

Divulgação: Bebê Baumgarten

Produção:  DUX / LIGA

Sobre a autora e diretor

Dedé Ribeiro é dramaturga, produtora, professora e colagista, nascida em Porto Alegre/ RS. Jornalista por formação, com DEA na Universidade de Paris I – Pantheón-Sorbonne e mestrado em Artes Visuais na UFRGS. Como dramaturga, ganhou o Prêmio Habitasul com “O Mistério das Baipotas” (com Angel Palomero); produziu o projeto MicroDramas (internet, saraus e adesivos com os textos) e integrou por oito anos a Oficina Dran, de Dramaturgia, orientada por Graça Nunes. Teve sete textos teatrais publicados em quatro livros e um de seus textos – “Qual Vai Ser?” – apresentado em 280 cidades brasileiras, no projeto da Fundação Sicredi e Ministério da Cultura. É produtora e professora de produção. Desde 2016 estuda programação neurolinguística e dedica-se às artes visuais, tendo apresentado diversas exposições individuais e coletivas.

Daniel Colin é Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é professor convidado da Pós-Graduação Lato Sensu / Especialização – Artes Cênicas (CENSUPEG). No teatro atua como diretor, ator, performer, dramaturgo, pesquisador e professor. É integrante e membro-fundador do grupo Teatro Sarcáustico, em Porto Alegre/RS, desde 2004. Dentre seus trabalhos destacam-se o espetáculo Qual Vai Ser?, que circulou por mais de 200 cidades de norte a sul do Brasil entre os anos de 2015 e 2018. Recebeu, nas mais variadas funções, diversos prêmios, incluindo Açorianos de Teatro, Tibicuera de Teatro Infantil, Braskem em Cena, RBS Cultura e Trajetórias Culturais. Trabalha em eventos de grande porte como Natal Luz de Gramado desde 2011 até os dias atuais. Sua pesquisa teórico-prática pessoal articula conceitos como corpo, performance, arte e atuação em relação com estudos sobre decolonialidade, gênero e sexualidade, a partir da qual resultaram suas investigações de mestrado e doutorado.

*Um projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura/ Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo

 

Assessoria de Imprensa-Luis Sousa

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

8 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

22 horas ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

1 dia ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

1 dia ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago