RECIFE

Festival reúne apresentações artísticas e culturais de 115 jovens do programa Vida Nova

Foto: Thais Estevam/SDSCJ

Ação do Governo de Pernambuco viabiliza oficinas para público de 18 a 29 anos em situação de risco social e/ou pessoal e de rua

O Centro da Juventude (CJ) de Santo Amaro, no Recife, promoveu, nesta sexta (26), um festival de música, teatro, dança, esportes e pinturas protagonizado pelo público atendido no local. A atividade foi a culminância de oficinas profissionalizantes e de qualificação social realizadas ao longo dos últimos meses por meio do programa Vida Nova, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco. Ao todo, 115 jovens participaram das atividades, que buscam contribuir com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e com a construção e ressignificação de projetos de vida.

As jovens e os jovens do CJ puderam participar das oficinas profissionalizantes de Roadie, de Eletricista Geral, de Comunicação e Marketing Digital e de Construção Civil e nas oficinas de qualificação social de Cidadania e Direitos Humanos, de Audiovisual e Comunicação, de Esporte e Cultura e de Informática. As demonstrações práticas do conteúdo das aulas ficaram não só para o dia do festival, que teve teatro, dança e apresentação de materiais audiovisuais produzidos pela juventude. Já na véspera, alunas e alunos começaram a ajudar na revitalização de espaços, expondo nos muros do CJ o grafite que fala de resistência e afirmação.

De acordo com a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SDSCJ, Lioniza Santos, a ideia do festival surgiu da necessidade de dar vazão à efervescência da produção das oficinas realizadas no local. “Mais do que fazer uma solenidade de certificação, buscamos transformar essa culminância em um grande momento de coletividade, fazendo com que os jovens se identifiquem com seu espaço e suas potencialidades e envolvendo-os em atividades lúdicas que lhes proporcionem alegria e possibilidades de ressignificação de suas vidas”, destacou.

CENTRO DA JUVENTUDE – O CJ de Santo Amaro é um equipamento que atua na efetivação dos direitos de jovens de 18 a 29 anos em situação de risco social e/ou pessoal e de rua, além de seus familiares. O centro desenvolve atividades socioeducativas e socioassistenciais para o público de Santo Amaro e região encaminhado pelas redes socioassistencial e de garantia de direitos.

 

Ascom

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

11 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

13 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

14 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

14 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago