RECIFE

Fisioterapeuta explica sobre tratamento da cervicalgia

 

Fisioterapeuta, Paulo Koury-Divulgação

A dor no pescoço, que afasta muitas pessoas da sua rotina diária, tem nome e pode atingir até 50% da população. A Cervicalgia, atinge a região cervical da coluna vertebral, responsável pela cabeça e pescoço. A região é a mais flexível da coluna em relação a movimentos, sendo rica em terminações nervosas que se ramificam para mãos, braços, pescoço e ombros. Por isso, em muitos casos, a dor pode se irradiar para essas regiões.

De acordo com o fisioterapeuta Paulo Koury, a famosa dor na cervical é uma dor comum a muitos, pois ela pode ser causada por uma série de fatores, desde má postura a sinais de doenças que precisam de ainda mais atenção. “Ver pessoas com pescoços curvados para baixo e olhos vidrados nas telas de equipamentos eletrônicos se tornou a cena mais comum em boa parte dos ambientes. Esse hábito, somado à posição errada do corpo em outros momentos, como durante o trabalho, levam muitas pessoas a apresentarem a cervicalgia”, relata.

Outra causa da dor no pescoço pode ser a cervicalgia tensional, causada por problemas emocionais, como ansiedade, estresse e cansaço. Essa dor pode incomodar bastante nas regiões da nuca e na parte de trás do pescoço. É comum que a dor desapareça no passar do dia, mas caso a dor permaneça, deve ser procurado um médico. Há a possibilidade de ter sido desenvolvida uma cervicalgia crônica ou alguma doença que requer um tratamento ainda mais emergente e, consequentemente, mais certeiro.

Quando se trata de diagnóstico, apensas um profissional de fisioterapia ou ortopedia poderá identificar a problema. É normal que antes de qualquer exame de imagem, algumas perguntas sejam realizadas, como o histórico de dor, histórico de saúde, rotina e alguns problemas hereditários. E, feito isso, um exame físico, testando a musculatura do membro. Por fim, alguns exames de imagens poderão ser solicitados para ter a certeza de qual o quadro em específico. Os principais são: o eletroneuromiografia; a ressonância magnética (RM); a tomografia computadorizada; e a radiografias ortostáticas e dinâmicas.

Ainda de acordo com Paulo, Os possíveis tratamentos para cervicalgia irão depender do grau dos problemas na cervical, o histórico familiar e o histórico médico. O medicamento será usado para alívio rápido da dor. Geralmente medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares; relaxamento e repouso, para alívio a longo prazo e não piora do quadro; atividade física, como um tratamento a longo prazo para fortalecimento muscular; fisioterapia; acupuntura e colar cervical.

“Massagens, compressas quentes e relaxamento podem ser uma sugestão para alívio rápido. A mudança de colchões, travesseiros e cadeiras também são ótimas opções para melhorar e prevenir a dor na coluna cervical, mas neste caso, seria a longo prazo”, conclui.

 

Serviço:
Koury Fisioterapia
Emdereço: Avenida Engenheiro Antônio de Goes, 449, Pina
Fone: (81) 98144-4555
Instagram: @paulokouryfisio

 

Assessoria de Imprensa-Patrícia França

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Governo Federal atua para proteger a saúde da população e também dos pets atingidos pelas fortes chuvas no RS

  Abertura do terceiro hospital de campanha, neste sábado (18), e missões para alcançar territórios…

24 horas ago

Prefeitura do Recife investe R$ 8,4 milhões em obra de contenção de encosta na Vila dos Milagres

  A contenção, localizada na rua Padre Henrique, entre os bairros do Ibura e Barro, irá beneficiar cerca…

2 dias ago

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

2 dias ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

2 dias ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

3 dias ago