RECIFE

HCP aborda câncer colorretal na campanha Março Azul Marinho

 

O câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino ou câncer de colón e reto é um dos mais frequentes entre os tumores malignos, e, neste mês de março, tem espaço na campanha Março Azul Marinho, que visa conscientizar a sociedade sobre a doença, uma vez que seu desenvolvimento está diretamente ligado ao estilo de vida. Como instituição referência em oncologia, O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lança a campanha com informações importantes disponibilizadas nos canais de comunicação da instituição e nas redes sociais @sigahcp.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer colorretal está na terceira posição como o mais incidente no País, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A estimativa do INCA aponta 45.630 novos diagnósticos entre 2023 a 2025, sendo 7.030 casos na região Nordeste. No HCP, hospital que trata pessoas com todos os tipos de câncer, cerca de 193 pessoas foram recebidas com o diagnóstico de câncer colorretal.

Dentre os principais sintomas estão sangramento, anemia, dificuldade para evacuar ou diarreia, mudança no hábito intestinal, mudança no aspecto das fezes. O médico cirurgião oncológico Jensen Fong explica que há fatores de risco evitáveis e não evitáveis. “Entre os evitáveis estão a obesidade, o consumo de alimentos industrializados, o consumo excessivo de carne vermelha, consumo de alimentos em conserva, consumo de alimentos ricos em nitritos e fosfatos, são hábitos que podem ser evitados dentro da dieta e do comportamento humano”, detalha. Já os considerados não evitáveis estão a idade e a raça do paciente, “esses, não podemos evitar. De qualquer forma, o acompanhamento médico, sendo totalmente indicada a realização da colonoscopia a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes com histórico familiar de câncer colorretal, nós adiantamos a colonoscopia para 45 anos de idade”, completa.

A doença é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Ela acomete de modo relativamente semelhante homens e mulheres, geralmente depois dos 65 anos de idade.

Sobre o HCP: O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes. Esses recursos são utilizados no custeio, na modernização do parque tecnológico e nas instalações físicas do hospital. Além disso, são direcionados para complementar o custo do tratamento dos pacientes.  Saiba mais no site: www.hcp.org.br.

 

Assessoria de Imprensa

HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

1 dia ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

2 dias ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

2 dias ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

2 dias ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

3 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

3 dias ago