RECIFE

Jardim Botânico do Recife faz experimentos para enriquecer e recuperar a biodiversidade

 

Fots: Divulgação/SMAS

Em meio aos debates sobre a Década da Restauração dos Ecossistemas da ONU,  Jardim Botânico do Recife serve de laboratório vivo para recuperar a biodiversidade da Floresta Atlântica

 

Em 2021 a ONU lançou a Década da Restauração dos Ecossistemas 2021-2030 – uma convocação para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para benefício das pessoas e da natureza – e iniciou o debate sobre a necessidade de recuperar e enriquecer territórios impactados pelas ações humanas. Conectado com essa temática, o Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tomou a iniciativa de lançar uma série de projetos que servem de base para contribuir com a recuperação da biodiversidade dos ecossistemas da Floresta Atlântica originária de Pernambuco.

Uma dessas iniciativas está dentro do projeto intitulado “Pesquisa, Tecnologia e Inovação no Jardim Botânico do Recife”, que tem como objetivo entender a capacidade de sobrevivência de algumas espécies para que elas sejam usadas em ações de reflorestamento e enriquecimento de áreas reflorestadas. Esse trabalho é desenvolvido pela estudante Dannubia Lopes da Silva, sob a orientação da Engenheira Florestal e analista do JBR, Ana Patrícia Rocha, em parceria com a Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). O projeto começou em agosto de 2021. Desde então a equipe do Jardim Botânico tem acompanhado o desenvolvimento de mudas nativas da Mata Atlântica das espécies  jenipapinho (Tocoyena brasiliensis), cangoba (Eugenia bimarginata) e ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus) que foram transplantadas para enriquecer a mata do equipamento ambiental. O monitoramento dessas espécies é feito a cada três meses, quando são avaliados seu crescimento (altura, diâmetro, número de folhas), estado fitossanitário e sobrevivência. A iniciativa dá ênfase às espécies ameaçadas e em risco de extinção do bioma.

“Esse trabalho é de suma importância uma vez que essas espécies no meio científico ainda são pouco estudadas. Todo o conteúdo que geramos em relação à sua produção, armazenamento e beneficiamento de suas sementes, os tratos culturais de suas mudas, até a sobrevivência em campo, tudo isso vai gerar informações valiosas tanto para quem visa produzir essas mudas em escala comercial, tanto para quem precisa preservar o meio ambiente, fazer compensações ambientais e regeneração de áreas degradadas. As pessoas que trabalham nessa área sentem bastante dificuldade, então é muito gratificante a gente estar gerando esse tipo de informação. E essas informações são divulgadas e publicadas em Congressos Nacionais, Regionais, e em revistas de grande peso no meio acadêmico e científico.” afirma Ana Patricia.  

Esta ação é mais uma das iniciativas que comprovam a preocupação do Jardim Botânico do Recife com a pesquisa científica e a conservação ambiental. O espaço fica aberto das terças aos domingos, das 9h às 15h, com entrada gratuita, mas com uso de máscara e cartão vacinal atualizado obrigatórios.

A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas tem como objetivo deter a degradação de ecossistemas e restaurá-los para alcançar os objetivos globais. A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década das Nações Unidas, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. A Década da ONU está construindo um movimento global forte e amplo para acelerar a restauração e colocar o mundo no caminho para um futuro sustentável. Isso incluirá a construção de esforço político para a restauração, bem como milhares de iniciativas locais

 

ASCOM

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

15 horas ago

PUBLICIDADE

16 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

16 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago