Categories: RECIFE

Palmeiras nativas e exóticas têm espaço exclusivo no Jardim Botânico do Recife

 

Foto: Assessoria

Jardim das Palmeiras conta com mais de trinta unidades de espécies da família Arecaceae, que chamam atenção dos visitantes pelo seu valor ornamental

O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ligado à Prefeitura, possui diferentes jardins temáticos, dentre eles, o Jardim das Palmeiras. Esse espaço existe há oito anos e foi criado como uma exposição permanente de um grupo de palmeiras nativas e exóticas de considerável valor paisagístico. Hoje, o jardim possui 33 unidades, que representam 19 espécies da família Arecaceae, como por exemplo, a Palmeira Fênix (Phoenix roebelenii), Palmeira Triangular (Dypsis decary) e a Palmeira Garrafa (Hyophorbe lagenicaulis), todas essas ameaçadas de extinção. Dentre as espécies exóticas encontradas, existem indivíduos originários não só de países da América Latina, como da Ásia, África e Oceania.    

Apesar do seu valor estético, embelezar os ambientes não é a única função das palmeiras. Elas desempenham papel importante no equilíbrio da Mata Atlântica, fazendo parte da cadeia alimentar de diversos animais da fauna silvestre como aves, roedores e mamíferos. Esses animais, através da dispersão Zoocórica, atuam na distribuição das sementes das palmeiras, ajudando a perpetuar a presença da espécie no ecossistema.

Para que permaneça nas condições adequadas, o Jardim das Palmeiras necessita de cuidados especiais. O analista e biólogo do Jardim Botânico do Recife, William Wanderley, explica sobre como é realizada a sua manutenção. “É necessário que se faça a remoção de folhas secas e das que caem no chão e também existe uma preocupação no controle de pragas, como pulgões e lagartas de borboletas. Quando há casos de necrose, é preciso avaliar o tamanho da lesão da planta, e caso ela seja pequena, podemos então realizar uma dendrocirurgia. Nessa técnica, o tecido necrosado é removido, é feita a aplicação de um fungicida e o uso de  materiais alternativos para que a árvore se recupere totalmente” aponta o biólogo.

O interesse pela beleza exótica das palmeiras tem o seu espaço na história do Brasil bem antes do que se pode imaginar. Elas foram introduzidas no território brasileiro no início do século XIX por Dom João VI, logo após a sua mudança para o país. O imperador inaugurou o Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 1809 e incentivou o plantio da espécie Roystonea oleracea, que logo foi chamada de Palma Mater, e posteriormente de Palmeira-Imperial. Mesmo não sendo uma espécie nativa, essa planta se transformou em um dos símbolos do Império Brasileiro, sendo comumente oferecida como forma de prestígio aos súditos mais leais da Coroa.

O Jardim das Palmeiras, bem como os demais espaços temáticos, podem ser apreciados no Jardim Botânico do Recife das terças aos domingos, das 09h às 15h. O equipamento ambiental é comprometido em seguir todos os protocolos de segurança no combate ao coronavírus. A entrada é gratuita e o uso de máscara é obrigatório.

ASCOM

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Prefeitura do Recife regulariza 1.819 lotes na Mustardinha

Em mais uma etapa do Programa A Casa É Sua, a gestão municipal garante a…

2 dias ago

Mães e filhos se desenvolvem juntos no Aria Social e projeto Casa de Maria

  Enquanto os filhos estão no contraturno de arte-educação no Aria Social, as mães são…

2 dias ago

Amupe sedia oficina sobre Reforma Tributária para gestores municipais

  O evento foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios   Um dia de orientações…

2 dias ago

Jogo Sport x Brusque (SC) terá operação especial de ônibus

A partida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 entre Sport x Brusque (SC), que vai acontecer amanhã (11), às…

2 dias ago

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

3 dias ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

4 dias ago