Categories: RECIFE

PCR divulga calendário do mamógrafo móvel para março com 2.400 vagas

Foto: Ikamahã/Sesau PCR

 

Os atendimentos devem ser previamente agendados nas unidades onde o caminhão irá estacionar

Ao longo do mês de março, a Prefeitura do Recife colocará dois caminhões do mamógrafo móvel para circular em 41 pontos dos oito Distritos Sanitários da cidade. A programação, que marca o Mês da Mulher, disponibilizará 2.400 vagas para realização de exames gratuitos de mamografia para mulheres recifenses com idades de 50 a 69 anos. A lista com os locais por onde o veículo passará pode ser acessada no Portal da PCR – www.recife.pe.gov.br.

Seguindo as orientações do Plano de Convivência com a Covid-19, os atendimentos devem ser previamente agendados nas unidades em que o caminhão do mamógrafo irá estacionar, já que as marcações são limitadas. Em cada local serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para o turno da manhã e 30 para o turno da tarde, exceto nos dias 20 e 27 de março – quando estarão abertas 30 vagas em cada ação.

Os agentes de saúde vão identificar nas comunidades as mulheres que se encontram dentro da faixa etária de rastreio – preconizada pelo Ministério da Saúde. Em seguida, a equipe da unidade de saúde entra em contato com as usuárias para marcar a data e horário do exame. O resultado do exame é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação

Para realizar o exame, é necessário levar documento oficial de identificação com foto, além do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O uso de máscara é obrigatório e o distanciamento físico deve ser respeitado. Nos locais do exame, haverá água, sabão e álcool 70% para a higienização das mãos.

 

COMO IDENTIFICAR – As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

ASCOM PCR

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

13 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

1 dia ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

1 dia ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

1 dia ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago