Categories: RECIFE

Pesquisadores utilizam impressoras 3D para auxiliar no processo de recuperação de corais em Porto de Galinhas

 

Impressora 3D imprime berço em que vai ser colocado fragmento de coral — Foto: Reprodução/TV Globo

Aquecimento global e ação humana têm impactado e causado redução dos recifes de corais, segundo professora. Com utilização da tecnologia, projeto percebeu expansão.

As piscinas naturais desenhadas por recifes de corais são um dos principais atrativos da praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Para preservar essa beleza natural, pesquisadores e voluntários se uniram e utilizam tecnologias como impressoras 3D na missão.

Os corais não são rochas, mas sim seres vivos que formam colônias e servem de abrigo para inúmeras espécies. “A gente tem estimativas que variam de 30% a 80% de redução da cobertura de corais nos recifes brasileiros, de acordo com o local”, apontou a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Paula Braga.

Segundo a professora, o aquecimento global, degradação ambiental e agressões causadas por seres humanos contribuem para a redução dos corais, também notada em Porto de Galinhas.

Paula Braga é também pesquisadora do projeto Coralizar, que une forças com voluntários, empresas e ambientalistas para recuperar e plantar corais no balneário do Litoral Sul pernambucano.

O trabalho começa com a coleta de pedaços de corais que serão usados como mudas. Esses fragmentos, explica a professora, são encontrados em abundância no fundo do mar em volta dos recifes.

“Estes fragmentos, às vezes, guardam pólipos vivos […], [que] são recolhidos, cortados, tratados, colados em berços que são suportes. Estes berços são instalados nas mesas e essas mesas são colocados no ambiente natural”, explicou a professora.

Corais são seres vivos e há espécies que correm risco de extinção — Foto: Reprodução/TV Globo

Na biofábrica de corais, localizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os pesquisadores utilizam impressoras 3D para produzir os berços, que são as estruturas em que são colocados os fragmentos de corais para que cresçam.

Cada berço é diferente e adequado para uma espécie de coral. As mesas, citadas pela professora, são feitas de canos de PVC e viram verdadeiros berçários, que vão para piscinas naturais protegidas da correnteza, das embarcações e dos turistas.

O projeto conta com aliados para cuidar das “plantações” de corais, como o jangadeiro Luis Carlos dos Santos, que trabalha há 29 anos em Porto de Galinhas. Ele fica sempre de olho nos berçários.

“Eu achei a ideia muito bonita e necessária. [Ou] a gente começa a cuidar agora, ou vai perder tudo”, declarou o jangadeiro.

A velocidade de destruição dos corais ainda é maior do que o esforço para recuperá-los, segundo os especialistas, mas a nova tecnologia mostra que a ciência pode ajudar a salvar várias espécies ameaçadas.

“Tem corais que estão dobrando o tamanho em três meses ou em cinco meses, dependendo da espécie e também do manejo que a gente faz, de fragmentar a colônia ou de não fragmentar a colônia. Uma dobra de tamanho é muito maior do que o crescimento natural das colônias no ambiente”, afirmou a pesquisadora.

Fonte: G1

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

12 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

14 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

15 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

15 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago