Publicidade


Prefeitura do Recife abre 15 leitos de pediatria no Hospital da Mulher

13 maio 2024|Postado em:RECIFE

Para reforçar os serviços, a gestão municipal também está contratando 100 profissionais de saúde e investindo na aquisição de medicamentos e de equipamentos

Para aumentar a capacidade de atendimento e qualificar a assistência de saúde a crianças, em um cenário de aumento das síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs), típico desta época do ano, a Prefeitura do Recife está abrindo leitos pediátricos e contratando profissionais para reforçar a rede municipal. Na manhã desta segunda-feira (13/05), o prefeito João Campos e a secretária de saúde da capital, Luciana Albuquerque, visitaram o Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, e anunciaram a abertura de 15 leitos de pediatria na unidade.

“Tendo em vista esta época do ano em que ocorre um agravamento das doenças respiratórias infantis, estamos reforçando a rede de saúde do Recife. O Hospital da Mulher, que tradicionalmente atende apenas este grupo, vai passar a receber crianças, com 15 novos leitos apenas nesta unidade, além da contratação temporária de 100 profissionais de saúde para a Rede. Quero reforçar a importância dos pais e mães manterem o calendário vacinal das crianças atualizados, porque todo cuidado neste momento é importante. Estamos monitorando toda a situação e o Recife não irá medir esforços e recursos para que as crianças sejam bem atendidas”, afirmou o prefeito João Campos durante a visita.

Para reforçar os serviços de pronto atendimento em pediatria do Recife, a Prefeitura do Recife também está contratando, temporariamente, 100 profissionais de saúde, entre pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. São aprovados do banco do concurso de 2019 e atuarão em serviços como o Hospital Helena Moura e na policlínicas Amauri Coutinho (Campina do Barreto), Barros Lima e Arnaldo Marques (Ibura). Eles prestarão serviço à rede de saúde do Recife pelo tempo necessário até a redução da incidência das SRAGs.

Além de leitos e profissionais, a gestão municipal está investindo na aquisição de medicamentos, abastecendo as farmácias das unidades, e em equipamentos, como respiradores e monitores. No caso do Hospital da Mulher, fora os 15 leitos de enfermaria, os pacientes contarão com dois leitos de sala vermelha, para estabilização, em caso de necessidade.

“Estamos atuando em diversas frentes para possibilitar o melhor cuidado para bebês e crianças. Verificamos, nos últimos dias, um aumento importante da procura de pacientes nas nossas unidades com emergência em pediatria, grande parte deles oriundos de outros municípios e regiões do Estado. Com mais leitos, podemos ampliar a oferta e, com mais profissionais, concentrar os esforços assistenciais de modo a recuperar mais rapidamente a saúde das pessoas internadas. Não podemos, no entanto, esquecer da prevenção. Por isso, é fundamental que as crianças estejam com o calendário vacinal atualizado, especialmente com a aplicação do imunizante contra a influenza, que pode evitar o agravamento do quadro”, orienta a secretária.

Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife

Assessoria de Imprensa PCR

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: