RECIFE

Prefeitura do Recife investe em inovação e tecnologia para o plantio de árvores

 

Foto: Daniel Tavares/PCR

Método estimula crescimento e concentração das raízes, diminuindo perdas no processo de arborização urbana e garantindo maior sobrevivência das plantas

 

Em busca da ampliação do padrão estrutural e ecológico da arborização urbana da cidade, a Prefeitura do Recife, através da  Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, adotou um novo método de plantio na capital pernambucana.  O  projeto piloto conta com 50 árvores adultas produzidas com uma tecnologia inovadora chamada de RootMaker. A técnica estimula o crescimento e a concentração das raízes, deixando as plantas mais eficientes na absorção de água e nutrientes.

 O método garante maior velocidade de crescimento, maior vigor e uma capacidade no plantio definitivo, diminuindo assim, as perdas no processo de arborização urbana e garantindo uma maior sobrevivência das plantas.  Além disso, outra nova tecnologia também será usada nas ações de plantio: o hidrogel.  A iniciativa, atua como  polímero hidroretentor,  gasta menos água, além de contribuir para reter os nutrientes por mais tempo, diminuindo os custos com mão-de-obra e irrigação do plantio. A ação teve início em alguns pontos da cidade e será concluída nesta quarta-feira (20) no Parque do Caiara com o plantio de 10 árvores. 

Nesta primeira etapa do projeto, seis espécies de árvores foram escolhidas, entre elas: Jequitibá-rosa (22); Ipê-roxo-sete-folhas (14);  Ingá-do-brejo (2); Canafístula (3); Ipê-El-Salvador/ Ipê-balsamo (2) e Ipê-branco (7).  As espécies escolhidas se adaptam bem às condições do meio urbano.  As árvores estão sendo plantadas em pontos distribuídos pela cidade em áreas de parque, praças e recuos viários que tenham passado por processo de revitalização e necessitem de enriquecimento paisagístico. O plantio já aconteceu na Praça Comunidade do Pilar; no Mercado da Encruzilhada; na Praça do Chié e no Parque da Macaxeira e em alguns recuos viários nos bairros da Madalena, Derby e Santana. 

“Nosso objetivo é ampliar a quantidade de verde na cidade. As árvores no ambiente urbano oferecem mais qualidade de vida à população, pois reduzem as ilhas de calor, atenuam a poluição atmosférica e sonora e oferecem mais conforto para os pedestres. Com essa nova tecnologia os resultados serão mais rápidos, pois os vasos do sistema RootMaker possibilitam a criação de um sistema radicular fibroso, que não enovela e incrementa o desenvolvimento horizontal e vertical das raízes, por meio da poda aérea das mesmas. Com um sistema radicular bem estabelecido tem-se plantas mais eficientes na absorção de águas e nutrientes, e as perdas  serão menores no processo de arborização”, relata o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro.

  

O chefe do Setor de Arborização e Compensações da SMAS, José Edson de Lima Torres, explica que o hidrogel adicionado as mudas funciona como uma reserva de água e nutrientes em períodos de estiagem, reduzindo a evaporação da água do solo e diminuindo a frequência de irrigação. “Essa iniciativa vai contribuir para o crescimento das plantas, pois a água e os nutrientes permanecem por mais tempo no solo, proporcionando altos níveis de produtividade e manutenção da riqueza das raízes, mesmo com a redução das chuvas”, diz.

O desenvolvimento dos polímeros à base de hidrogéis, além de auxiliar de forma sustentável a disponibilidade de água para a planta, colabora também no seu crescimento, dissolvendo mais rápido nutrientes essenciais para drenagem do solo e desenvolvimento da planta.

 

ASCOM

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

12 horas ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

12 horas ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

12 horas ago

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

24 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

1 dia ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

1 dia ago