RECIFE

Prefeitura do Recife lança programa de qualificação de pré-natal para reduzir morte materna

 

Foto: Sesau/PCR.

O Qualifica Pré-Natal Recife é um projeto financiado com recursos de incentivo federal para o desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério

Para celebrar o Mês da Mulher, a Prefeitura do Recife (PCR) lança, nesta terça-feira (1º), às 14h, o Programa Qualifica Pré-Natal, que visa a redução da mortalidade materna no contexto da pandemia da covid-19 através da qualificação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde. O evento acontecerá no Auditório Capiba, no Edifício-sede da Prefeitura, e também será transmitido no canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/prefrecife). A programação montada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município, para o mês de março, também inclui a circulação de dois mamógrafos móveis, que permitirão a oferta de 3.420 vagas para realização de mamografia em 43 ações em diversos bairros da cidade. A lista completa dos locais pode ser conferida no site da PCR.

O Qualifica Pré-Natal Recife é um projeto financiado com recursos de incentivo federal para o desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério, com vistas ao enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da pandemia do novo coronavírus. Recife foi contemplado com o valor total de R$ 1.354.900,86, instituído por meio da Portaria GM/MS nº 731, de 16 de abril de 2021. Em média, mil gestantes serão acompanhadas por esse projeto a cada três meses.

Na prática, o projeto conta com a participação de enfermeiras obstetras, contratadas para desenvolver o trabalho com mais de 100 equipes nas unidades de saúde do Recife, no intuito de reduzir os riscos no período da gestação e do pós-parto no contexto da pandemia de Covid-19. Além disso, também estão previstas ações de suporte no acompanhamento pelo Atende em Casa e telessaúde, com busca ativa de gestantes positivas para Covid-19; ampliação do vínculo entre a gestante e as maternidades; monitoramento e acompanhamento qualificado das gestantes com Covid-19 e suspeita clínica por meio de apoio obstétrico; e apoio clínico assistencial para as equipes de Atenção Básica à Saúde e um Curso de Qualificação do Pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde do Recife para mais de 200 profissionais.

MAMÓGRAFO MÓVEL – As mamografias são voltadas para mulheres entre 50 e 69 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Aquelas que estiverem fora dessa faixa etária e precisam fazer o procedimento devem procurar a unidade de saúde de referência e solicitar um encaminhamento. O agendamento precisa ser feito previamente, nos locais onde o caminhão passará. A lista completa por onde os caminhões do mamógrafo móvel circularão está disponível no site da Prefeitura (http://www2.recife.pe.gov.br).

Ao todo, 80 vagas serão oferecidas (metade pela manhã e outra metade à tarde) em cada local onde o mamógrafo móvel estará, exceto no dia 12 de março, quando serão disponibilizadas 60 vagas. Além de realizar o agendamento prévio, é necessário, no dia marcado, levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. No espaço onde é realizado o exame, é obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico. O resultado sai em até 30 dias, na própria unidade onde o caminhão permaneceu ou na mais próxima do ponto da ação.

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. De janeiro a dezembro de 2021, o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife realizou 13.727 exames. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento a cada dois anos.

COMO IDENTIFICAR – As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, alguns hábitos saudáveis ajudam. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas auxiliam na redução do risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Fisioterapeuta ressalta benefícios da Ozonioterapia no tratamento de problemas intestinais

  A aplicação do ozônio medicinal como terapia, tanto na área da saúde quanto na…

15 horas ago

Prefeitura do Recife abre 15 leitos de pediatria no Hospital da Mulher

Para reforçar os serviços, a gestão municipal também está contratando 100 profissionais de saúde e…

15 horas ago

Vitória de Santo Antão (PE) terá quatro novas obras e equipamentos do PAC Seleções para facilitar a vida das mães

Governo Federal investirá R$ 15,7 bilhões para viabilizar 3,6 mil empreendimentos em todo o país…

1 dia ago

Oportunidades de concursos em Pernambuco

Confira os Detalhes e Prazos de Inscrição Há, ao menos, 1.103 vagas abertas em concursos…

2 dias ago

Prefeitura do Recife regulariza 1.819 lotes na Mustardinha

Em mais uma etapa do Programa A Casa É Sua, a gestão municipal garante a…

3 dias ago

Mães e filhos se desenvolvem juntos no Aria Social e projeto Casa de Maria

  Enquanto os filhos estão no contraturno de arte-educação no Aria Social, as mães são…

3 dias ago