RECIFE

Prefeitura do Recife realiza consulta pública sobre projeto de transformação social e urbana da Comunidade do Bem, na Zona Sul

No local, serão construídas uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma creche e um Arrecifes da Cidadania – espaço integrado de diálogo continuado com a comunidade. Prefeito João Campos esteve no local na noite desta quinta-feira (18)

A Prefeitura do Recife apresentou, na noite desta quinta-feira (18), um projeto que vai promover uma transformação social e urbana da Comunidade do Bem, localizada na Imbiribeira, Zona Sul da capital. A apresentação da proposta aos moradores da área, composta pelas localidades de Irmã Dorothy, Beira da Maré/ Nova Esperança e Aritana, foi feita pelo prefeito João Campos em um espaço na Rua B. Na comunidade, serão construídas uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma creche e um Arrecifes da Cidadania –  espaço integrado de diálogo continuado com a comunidade. As obras, cujos recursos são advindos do programa ProMorar, serão acompanhadas e coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais.

“Hoje é um dia muito especial. Cheguei dos Estados Unidos há pouco, a gente assinou uma operação de crédito e o Recife vai receber o maior investimento da sua história. Serão R$ 2 bilhões destinados para comunidades como a Irmã Dorothy, Beira de Maré e Aritana. Se a gente tem um sonho de muitos anos, de muita luta, a gente não pode deixar de teimar para ele acontecer. Vim aqui no início da gestão, a gente começou a fazer 13 projetos, e agora a gente volta e apresenta o primeiro modelo do que vai ser implantado aqui com base na escuta e no trabalho de engenheiros, arquitetos e assistentes sociais. O grande gargalo era a questão do dinheiro para fazer tudo, mas agora está 100% garantido para fazer todas as obras”, comentou João Campos durante a apresentação do projeto aos moradores da área.

De acordo com a Chefe do Gabinete de Projetos Especiais Cinthia Mello, o projeto foi criado com base em coletas de dados dos moradores e encontros promovidos pela Prefeitura do Recife para escutar as suas principais demandas. “As oficinas de escuta começaram em julho do ano passado, ouvimos cada comunidade e depois unimos as quatro em um único grupo. Ouvimos as necessidades, os anseios e as expectativas do grupo. Também fizemos cadastros com equipes que foram na porta de cada morador para entender a necessidade de qualificação profissional, de apoio em relação à saúde, entre outras necessidades”, explicou ela.

A partir disso, foi possível identificar as necessidades mais urgentes dos residentes e traçar a primeira etapa do projeto de transformação, que inclui a construção de uma Unidade de Saúde da Família, uma creche e um Arrecifes da Cidadania. As obras começam no segundo semestre deste ano e devem ser concluídas em 2024.

A USF Comunidade do Bem será a referência descentralizada para atendimento dos moradores da localidade e vai contar com uma Equipe de Saúde da Família,  Núcleo de Atenção e Saúde da Família (NASF), agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asace), além de farmácia e Espaço Mãe Coruja.

No local, os usuários poderão, por exemplo, realizar consultas com médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, além de exames. Para possibilitar o acesso de todos os moradores da Comunidade do Bem, a Unidade de Saúde da Família será erguida na Avenida Sul, com fácil acesso a pé, de transporte público ou veículo particular.

A Prefeitura do Recife também pretende garantir acesso à educação infantil de 100% das crianças de 0 até 5 anos que moram na Comunidade do Bem. Para isso, vai construir uma creche com capacidade para atender até 246 meninos e meninas em turnos parciais, com 4 horas de atendimento, e integral, com 7 horas. A estrutura física do local vai contar com salas de aula, multiuso, lactário, berçário, lavanderia, refeitório e mini-campo.

Com foco na transformação social, o Gabinete de Projetos Especiais também vai construir um Arrecifes da Cidadania, cujo objetivo é instalar na comunidade um ambiente integrado que irá conectar processos de escuta e diálogo continuados com a comunidade. No espaço, a população terá acesso a serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Núcleo Municipal de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária e do projeto Geração Juventudes, realizados respectivamente pelas secretarias executivas da Assistências Social, de Direitos Humanos e de Juventude.

Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife
Assessoria de Imprensa
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

11 horas ago

PUBLICIDADE

12 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

12 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago