RECIFE

Projeção de luz branca para o céu transforma Marco Zero do Recife em monumento pela paz

O Marco Zero, um dos principais cartões-postais do Centro do Recife, virou um monumento pela paz. Diante da guerra da Ucrânia, que foi invadida pela Rússia, a projeção de uma luz branca para o céu, na noite de sábado (26), chamou a atenção da sociedade para a importância de demonstração de solidariedade às vítimas do conflito (veja vídeo).

De acordo com a prefeitura, a ideia da “Torre da Paz” será repetida na noite deste domingo (27). Nos dois dias, a projeção ocorre das 19h10 às 19h40. A ideia é também manifestar apoio a ações pela diplomacia e democracia.

A projeção gerou uma imagem parecida com a produzida pela “Imagine Peace Tower”, que é o memorial ao ex-Beatle John Lennon, na fica na capital da Islândia, Reykjavik.

Ele é um monumento-símbolo para a paz mundial que foi criado pela viúva do músico, Yoko Ono. Esse movimento aconteceu, neste sábado, em várias do cidades do mundo, que são contra a guerra.

Guerra

 

A invasão da Ucrânia teve início na quinta (24). As tropas russas realizam o maior ataque de um país contra outro desde a Segunda Guerra Mundial, há 80 anos.

O ataque foi simultâneo por terra, ar e mar e contra diferentes cidades. Ao longo da quinta-feira, enquanto bases militares eram destruídas, tropas avançavam no território ucraniano por praticamente todos os lados.

Pelo norte da Ucrânia, militares russos rapidamente tomaram Chernobyl. Na sexta-feira (25) pela manhã, em paralelo a mais bombardeios, o efetivo russo começou a se aproximar da capital, Kiev.

Neste sábado (26), um prédio residencial de Kiev foi atingido por mísseis. A Rússia estabeleceu linhas de ataques em três grandes cidades, Kiev, Carcóvia e Kherson, mas tropas ucranianas resistem aos russos nesses três locais.

Uma agência de notícias russa disse que forças do país capturaram a cidade de Melitopol.

Também neste sábado, o governo russo afirmou que a Ucrânia se recusou a discutir uma trégua no conflito. A Ucrânia nega que tenha rejeitado a negociação.

Pernambucanos

 

Pernambucanos que vivem na Ucrânia e na Rússia relataram, desde o início do conflito, os problemas provocados pela guerra.

Recifense Gabriel Melo, de 31 anos, que mora no Centro de Kiev, capital da Ucrânia, deixou a cidade. O gerente de desenvolvimento de negócios pegou um trem para Ivano-Frankivs’k, no Oeste ucraniano.

Ele disse que a viagem durou 13 horas. Neste sábado (26), afirmou que a meta era chegar até a fronteira com a Eslováquia.

O pernambucano André Vieira, que mora na Rússia, disse ao g1, na quinta (25), que teme os impactos econômicos que serão provocados pela sanções impostas contra a nação invasora pelos países do ocidente.

Ele mora na cidade russa de Krasnodar, a cerca de 300 quilômetros da fronteira com a Ucrânia. O estudante, de 29 anos, disse que o maior medo, até então, é com o possível aumento no custo de vida.

Fonte: g1 PE

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Governo confirma calendário de pagamento do Bolsa Família para junho com antecipação para áreas de calamidade

  Beneficiários afetados por desastres naturais terão prioridade no pagamento, enquanto demais famílias seguirão o…

1 hora ago

Alunos do Jaboatão participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Vidal de Negreiros, participaram na última sexta-feira…

3 horas ago

Prefeitura do Recife abre licenciamento para os festejos juninos

  Inscrições para barracas de roupas, adereços e fogos de artifício, além dos polos para…

3 horas ago

Alan Barros, da Faturepag, faz palestra no evento varejista “Mercado em Foco”, no Paraná

  Nesta terça-feira, 21 de maio, o CEO da Faturepag, Alan Barros, marca presença no…

6 horas ago

PUBLICIDADE

13 horas ago

Treinador da APA é convocado para o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua no Paraguai

O técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Marciano Barros, foi convocado para integrar a…

19 horas ago