RECIFE

Recebimento de projetos de prevenção à violência ganha nova data

 

Vista da comunidade do Alto do Refúgio, em Nova Descoberta, uma das comunidades prioritárias para políticas de prevenção social.
Foto – Camila Silva

Instituições da sociedade civil podem participar do edital aberto para selecionar projetos que contribuam com as políticas de prevenção social em Pernambuco

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) estabeleceu novo prazo para as entidades da sociedade civil participarem do edital para seleção de 62 Projetos de Prevenção Social à Violência. As instituições ganharam quinze dias. O prazo final para o recebimento de projetos é o dia 12 de abril. Cada projeto pode receber até R$ 100 mil para execução ao longo de 12 meses. A prorrogação do Chamamento Público nº 01/2022 foi publicada na edição do Diário Oficial de sábado, dia 26, e também está publicada no site da SPVD (www.prevencao.pe.gov.br).

O edital orienta os projetos a ter foco no protagonismo juvenil e ênfase nas seguintes áreas: cultura, esporte e arte para transformação social; justiça restaurativa e mediação de conflitos comunitários; educação e prevenção social ao crime e à violência; intervenções urbanas e criação de espaços urbanos seguros para melhoria da habitação; superação de vulnerabilidade de adolescentes e jovens através do fortalecimento de laços sociais e comunitários com protagonismo juvenil; redução de vulnerabilidades à violência relacionada a gênero e raça; promoção da saúde de jovens e redução de danos causados ao uso de drogas lícitas e ilícitas e redução de vulnerabilidade à violência relacionada à temática LGBTQIA+.

Os projetos devem levar em conta os 62 territórios classificados como prioritários para ações de prevenção à violência. Os territórios são os seguintes: Recife: Cohab, Imbiribeira, Ibura, Pina, Vasco da Gama, Iputinga, Cordeiro, Santo Amaro, Passarinho, Nova descoberta, Várzea, Boa Viagem, Afogados, Dois Unidos, São José, Guabiraba, Jardim São Paulo e Santo Antônio; Olinda: Peixinhos e Jardim Atlântico;  Camaragibe: Aldeia e Timbi; Igarassu: Agamenon; Paulista: Engenho Maranguape, Janga e Engenho Maranguape I; São Lourenço da Mata: Penedo e Tiuma; Jaboatão dos Guararapes: Santo Aleixo, Prazeres, Cavaleiro, Piedade, Barra de Jangada, Cajueiro Seco e Vila Rica; Cabo de Santo Agostinho: Centro, Ponte dos Carvalhos, Charneca, Charnequinha, Gaibu, Cohab, Garapu, Pontezinha, São Francisco, Zona Rural e Suape; Vitória de Santo Antão: Centro; Palmares: Centro; Caruaru: Salgado, Santa Rosa, São João da Escócia, Centenário, Vassoural, Indianópolis, Maurício de Nassau, Alto do Moura, Cidade Jardim e João Mota e Petrolina: José e Maria, João de Deus, São Gonçalo e Jardim Petrópolis.

São requisitos eliminatórios, para as instituições, a ausência de experiência mínima em um trabalho com atuação voltado para temática de protagonismo juvenil, promoção da saúde, questões de gênero e raça, educação, esportes comunitários, assistência social, LGBTQIA+; e dispor de equipe técnica qualificada e multidisciplinar com experiência na área da assistência social e atendimento a usuários de drogas. O CNPJ da instituição deve ter um ano ou mais e podem participar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e organizações religiosas, que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social.

Os projetos inscritos receberão pontuação e serão classificados de acordo termos previstos no edital. É importante que os projetos tragam as estratégias a serem realizadas para mudar a realidade do local e para beneficiar o público. Também serão observadas a qualidade e a viabilidade do Plano de Trabalho; a metodologia de execução, de monitoramento e avaliação das ações; o conteúdo do projeto, a coerência entre objetivos e ações propostas; abrangência territorial e populacional das ações propostas; o cronograma possível de ser feito do ponto de vista físico e financeiro, entre outros.

As propostas devem ser encaminhadas de três formas: em envelopes fechados com identificação da instituição com a inscrição “Proposta – Edital de chamamento público nº 001/2022”, entregues à Comissão Permanente de Licitação (CPL) da SPVD;  enviadas via postal (Sedex ou carta registrada, com aviso de recebimento) para o endereço: Rua Carlos Chagas, nº 163, Santo Amaro, Recife/PE – 3º andar – CEP 50.100-080; e por e-mail: ggaju.spvd@gmail.com até as 10h do dia 12 de abril.

Serviço:
Edital de Seleção de 62 Projetos de Prevenção Social à Violência
Inscrições: até 12 de abril

Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas
Rua dr. Carlos Chagas, 136 – Santo Amaro. Recife

 

Coordenador de Comunicação: Celso Calheiros
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

17 horas ago

PUBLICIDADE

18 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

18 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago