RECIFE

Recife conquista o segundo lugar entre capitais do Nordeste na geração de empregos

Foram gerados 1.819 postos de trabalho no Estado durante o mês de janeiro deste ano, segundo números do Caged

O Recife conquistou o segundo lugar entre as capitais do Nordeste que geraram mais empregos em janeiro deste ano. Foram 1.819, de acordo com os dados Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged). No mesmo período, em 2021, a capital pernambucana teve um saldo positivo de 1.765 admissões. Em janeiro de 2022, o Recife ficou atrás apenas de Salvador (BA), que obteve o primeiro lugar com um saldo de 4.674 postos de trabalho. Entre as três principais capitais nordestinas, Fortaleza teve saldo mais desfavorável, com -790 de novas contratações.

Na capital pernambucana, o setor de serviços registrou o melhor desempenho, com saldo de 2.655 admissões, especialmente nas áreas de transporte, armazenagem e correio, informação, comunicação de atividades financeiras, imobiliárias e administrativas, além de ofertas na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, alojamento e alimentação. O comércio ficou em segundo lugar, com 370 novas contratações.

O saldo do CAGED leva em consideração o cálculo entre admissões e desligamentos no mercado formal. Então, se um município gera mais empregos num determinado Estado e outros criam menos vagas, por algum tipo de condição adversa, os números afetam todo o cenário.

“O Nordeste, entre as grandes regiões, teve os maiores impactos negativos na geração de empregos formais no mês de janeiro, de acordo com dados do Caged. Quase todos os Estados nordestinos tiveram saldo negativo, com exceção da Bahia, que ficou em primeiro lugar no ranking, com 11.289 postos de trabalho, o Maranhão, com 591, e Pernambuco, com 537”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, acrescentando que o pior desempenho na região nordestina se deu na agropecuária.

Pernambuco, por sua vez, registrou os saldos mais positivos nos setores de serviços (2.941) e na construção civil (708), tendo o desempenho afetado de forma negativa pela agropecuária, devido ao padrão de sazonalidade da economia local, onde há baixas na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (produção de peixes, mariscos e produtos naturais); no comércio, que enfrenta sempre um mês de retração após os festejos natalinos, especialmente no comércio varejista; e na indústria, que perdeu mais trabalhadores na indústria de transformação (produtos alimentícios).

“O saldo de janeiro deste ano e do ano passado no Estado se mantiveram positivos, mesmo com a pandemia. Esses resultados, em dois anos seguidos, quebram a tendência da série histórica em relação ao mês de janeiro, cujo comportamento quase sempre se manteve negativo. Isso nos dá muita esperança no futuro, porque estamos trabalhando em todas as regiões do Estado, com atração de investimentos e qualificações de trabalhadores”, concluiu Alberes Lopes.

ASCOM

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

12 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

13 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

14 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

14 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago