Categories: RECIFE

Recife lidera ranking de geração de empregos no Nordeste

 

Foto: Divulgação

Recife foi o município do Nordeste com o melhor saldo de empregos em maio. O saldo ficou em 2.884 postos de trabalho, considerando as 12.995 admissões e os 10.151 desligamentos registrados ao longo do mês. Foi o segundo mês consecutivo com sinais de recuperação do mercado de trabalho. Em abril, a capital pernambucana contabilizou o excedente de 1.427 vagas. Os dados de maio foram divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), órgão do Ministério da Economia.

Quando comparado às demais cidades nordestinas, Recife teve saldo superior de 353 vagas quando comparada à Fortaleza (CE), com registro de 2.491. A diferença é maior em relação a Salvador (BA), que anotou um saldo de 2.303 vagas. Apenas outras três cidades do Nordeste registraram saldo positivo, na contabilidade entre admissões e desligamentos, acima de quatro dígitos: Teresina (PI), 1.744; São Luís, 1.267; e Maceió (AL), 1.048.

O saldo positivo do Recife em maio representa mais de um terço do total pernambucano, que chegoua 7.864 vagas.De maneira relativa, o saldo de Pernambuco significou uma alta de 66,08% ao mês de abril, com registro positivo de 4.735 vínculo, enquanto o recifense ficou em 102,1%.

O resultado recifense é o reflexo das contratações como a do setor de Serviços, com 7.980 admissões em maio. O comércio veio depois, com 2.043 empregos, e construção civil, com 1.557 vínculos.Ao contrário dos demais, ode agropecuária realizou mais desligamentos do que admissões, com saldo negativo de 71 postos de trabalho.

O balanço nacional da Caged aponta o Recife na sétima melhor posição em maio, atrás de São Paulo (43.062), Rio de Janeiro (8.153), Belo Horizonte (6.817), Curitiba (5.892), Goiânia (3.747) e Manaus (3.566).

Vacinação apontada como estímulo

A performance do Recife, segundo a prefeitura,tem sido impactada por ações da Prefeitura do Recife. Entre elas, o avanço da vacinação da população contra o coronavírus, aliado a programas e ações de estímulo à geração de emprego e renda e ao processo de modernização e transformação digital da gestão pública. De janeiro a maio deste ano, a cidade soma estoque de 8.187 empregos gerados.

O programa Crédito Popular é apontado pelo governo municipal como um dos responsáveis pelo bom resultado da cidade no ranking de geração de empregos. Ele já liberou mais de R$ 675 mil em empréstimos para mais de 300 micro e pequenos empreendedores, com valor médio de R$ 1,8 mil por operação. Essa iniciativa tem reflexo na microeconomia e oferece novas oportunidades de trabalho, sobretudo para quem perdeu o emprego na pandemia.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

19 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

20 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

21 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

21 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago