Publicidade


Rede Municipal de Ensino do Recife ganha escultura em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire

15 dez 2021|Postado em:Notícias, RECIFE

 

Rede Municipal de Ensino do Recife ganha escultura em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire

Além de ter impactado cerca de 30 mil pessoas, a mostra doou uma escultura de Maria Xilo para o município. (Leo Caldas)

A escultura “Centenário”, assinada pela artista pernambucana Maria Xilo, que teve a colaboração de alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife, foi doada para a Secretaria Municipal de Educação. A obra ficou em exposição na “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para um Mundo Melhor”, no último mês. A escultura “Centenário” é uma homenagem da artista aos 100 anos de Paulo Freire. A mostra impactou cerca de 30 mil pessoas durante o tempo que esteve em cartaz na área externa do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Além de visitarem a mostra, alunos da Rede Municipal participaram de diversas oficinas sobre sustentabilidade e meio ambiente, aprendendo sobre os temas através da arte. A peça deve ficar em exposição permanente em uma unidade de ensino público da Capital pernambucana.

“A exibição proporcionou para as crianças do Recife uma experiência ímpar, pois elas puderam de forma lúdica e sensorial conhecer a importância dos cuidados no planeta Terra. A agenda 2030, traz eixos importantes para a consciência individual e coletiva. Além da exposição das 17 ODS, as crianças tiveram oficina lúdica com arte educador. Vale salientar que essa temática, se faz necessária e urgente uma vez que: as crianças são o presente e o futuro. E, nada mais interessante que elas próprias sejam as protagonistas da melhoria e construção para um planeta de fato sustentável”, afirma a Secretária Executiva da Primeira Infância do Recife Luciana Lima.

A obra, inspirada na “ODS 4 – Educação de Qualidade”, deve ficar em exposição permanente em uma instituição de ensino da capital pernambucana. Com 1,80m e em forma de globo, a peça teve a colaboração de alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife nas primeiras pinceladas. Para a artista plástica, o Patrono da educação no Brasil deixou como marca “uma educação que liberta, de uma voz que não se cala e que luta por equidade e paz”, afirma.

A mostra

Inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a exibição traz 18 esculturas de globos terrestres ilustrados por artistas convidados, como Menelaw Sete, Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN, além da pernambucana Maria Xilo.

“Ficamos muito honrados em saber que o globo ‘Centenário’ continuará promovendo os objetivos de desenvolvimento sustentável e a urgência da adoção de atitudes cotidianas em prol do meio ambiente no Recife”, comenta a CEO da Toptrends, empresa organizadora da mostra, a Catherine Duvignau.

A mostra já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. O projeto concebido pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, conta com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, e patrocínio do grupo Colgate-Palmolive. No apoio local, estão a Empetur e a Prefeitura de Recife.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: