Publicidade


Serviços gratuitos no Grande Recife: Saúde, educação, casamentos e muito mais

27 maio 2024|Postado em:RECIFE

 

Foto: Arte/g1

Mutirões de saúde e bem-estar, cursos de educação financeira, casamentos comunitários e exames gratuitos são algumas das atividades oferecidas para a população na Região Metropolitana do Recife.

Mutirão para declarar Imposto de Renda, curso de educação financeira para empreendedores, casamento comunitário e exames no mamógrafo móvel são alguns dos serviços gratuitos oferecidos para a população na Região Metropolitana do Recife.

Confira, abaixo, a agenda do g1 com serviços gratuitos no Grande Recife:

Mutirão para tratamento de glaucoma

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove um mutirão de consultas, exames oftalmológicos e encaminhamento para tratamento do glaucoma. São oferecidas 300 consultas oftalmológicas para pessoas a partir dos 12 anos que são diabéticas, hipertensas, têm miopia elevada, glaucoma em família ou suspeita da doença.

Entre os exames disponíveis, estão a avaliação de acuidade, que testa a capacidade visual; a refração completa, que confere o grau do paciente; teste de movimentos oculares; medição da pressão do olho.

👀 Mutirão da Alepe para tratamento de glaucoma

📅 Consultas de segunda (27) a quarta (29)

📍Alepe: Rua da União, 397, Boa Vista – Recife

⏰ Agendamento pelos números (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026, das 8h às 12h e das 13h às 16h

Curso de educação financeira para empreendedores

 

O banco Santander oferece um curso gratuito de saúde financeira para empreendedores, abordando temas como fluxo de caixa, reserva para emergências, precificação de produtos e uso correto de crédito. Para participar, é necessário que o empreendedor, formal ou informal, tenha um negócio funcionando há, pelo menos, seis meses e seja maior de 18 anos. As vagas são limitadas e preenchidas conforme a ordem de inscrição.

📈 Curso gratuito “Educar para prosperar”, do Santander

📅 Na segunda (27), às 14h, em Olinda; e na terça (28), às 10h, em Vitória de Santo Antão

📍Olinda: Sala do Empreendedor, Avenida Liberdade, 68, Carmo

📄 Inscrição na internet

📍Vitória de Santo Antão: Sala do Empreendedor, Rua Rui Barbosa, 26, Centro

📄 Inscrição na internet

Curso de moda ancestral

 

O curso “Moda preta autoral – em conexão ancestral” ensina técnicas de moda preta ancestral para que os alunos aprendam a criar suas próprias peças. Ao todo, são disponibilizadas 15 vagas, e as aulas acontecem durante quatro sábados do mês de junho (dias 1º, 8, 15 e 22). A capacitação conta com uma carga horária de 30 horas. As inscrições podem ser feitas na internet.

👩🏿 Curso “Moda Preta Autoral – em conexão ancestral”

📅 Inscrições até a segunda (27), na internet

Mutirão de serviços e bem-estar

 

A prefeitura de Olinda realiza três edições do projeto “Ação Cidadania”, com acolhimento e prestação de serviços gratuitos para a população dessa cidade do Grande Recife. Entre as atividades, estão emissão de carteira de identidade, Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Livre Acesso, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), assistência jurídica, consultas médicas, vacinação e assistência jurídica.

🤝🏽 Projeto “Ação Cidadania”

⏰Terça (28), das 8h às 12h

📍Centro de Referência da Assistência Social 8: Avenida Joaquim Nabuco, 774, Varadouro – Olinda

Mutirão de saúde, educação, tecnologia e área jurídica

 

O Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) promove o mutirão de serviços “Uninassau portas abertas”. Entre os serviços oferecidos, estão vacinação contra gripe, teste de glicose, tipagem sanguínea, massagem relaxante, ventosaterapia, atendimento jurídico, plantão psicológico, orientação de cuidados a pets, aula experimental de musculação e abertura de registro de microempreendedor individual (MEI). Não é necessário se inscrever para participar.

📝 Mutirão “Uninassau portas abertas”

📅 Terça (28), das 9h às 13h

📍Bloco C: Rua Joaquim Nabuco, 778, Madalena – Recife; Bloco D: Rua Joaquim Nabuco, 615, Graças – Recife; e a Clínica-Escola de Psicologia: Rua Ana Angélica, 25, Derby – Recife

Mamógrafo móvel

 

Oferecidos pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, os exames do mamógrafo são voltados para mulheres assintomáticas na faixa de 50 a 69 anos. Para realizar o procedimento, é preciso morar no município e apresentar obrigatoriamente RG, CPF e cartão SUS no dia do exame.

👩 Mamógrafo móvel de Jaboatão dos Guararapes

⏰ Terça (28), das 8h às 16h

📍Igreja Batista Bíblica: Avenida Gonçalves Dias, 230, Jordão – Jaboatão dos Guararapes

Casamento comunitário

 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Defensoria Pública do Estado (DPPE) estão com inscrições abertas para uma cerimônia de casamento comunitário no ginásio Geraldão, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.

Para se inscreverem, os casais devem se dirigir à sede da Defensoria, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, e apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento atualizada em até 90 dias;
  • Certidão de averbação e o termo de audiência e cópia da sentença que decretou o divórcio, informando se há bens ou não para partilhar, se um dos noivos for divorciado;
  • Certidões de casamento e de óbito, caso a pessoa seja viúva;
  • RG original, com o CPF, ou original da carteira de habilitação;
  • Comprovante de residência no Recife.

 

As certidões não podem ser plastificadas. Para a inscrição, não é preciso ir com testemunhas.

👰🏽‍♀️🤵🏼 Casamento comunitário

📄 Inscrições até quarta-feira (24), das 8h às 17h

📍 Defensoria Pública do Estado: Empresarial Progresso, Avenida Manoel Borba, 640, 9º andar, Boa Vista – Recife

🍾 Cerimônia no dia 11 de junho, às 15h

📍 Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão): Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 7787, Imbiribeira – Recife

Mutirão para declarar o Imposto de Renda

 

Professores e alunos do Centro Universitário Guararapes (Unifig), em parceria com a Receita Federal, oferecem atendimento para quem precisa de ajuda para fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Os atendimentos acontecem todas as quartas-feiras, no bairro da Boa Vista, no Recife, e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

São oferecidas 50 vagas de atendimento por quarta-feira. Para ser atendido, é preciso levar RG, CPF, certidão de nascimento, título de eleitor, cópia da última declaração de IR e dados da conta bancária para receber a restituição. A universidade pede a doação de um quilo de alimento não perecível, para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

🦁 Mutirão gratuito do Imposto de Renda

⏰ Quarta (29) e quinta (30), das 8h às 12h e 14h às 17h

📍 Centro Universitário Guararapes (Unifig):

  • Campus Boa Vista: Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 155, Boa Vista, Recife
  • Campus Piedade: Rua Comendador José Didier, 27, Piedade, Jaboatão dos Guararapes

 

📱 Telefone para agendar o atendimento: (81) 3461-5529

Bolsas de estudo para jovens da periferia

 

Promovido pela Serasa Experian, o programa “Transforme-se” oferta 270 bolsas de estudo para jovens de baixa renda que desejam se preparar para ingressar no mercado de tecnologia. Para se inscrever, é preciso ter entre 18 e 29 anos, ter concluído ou cursar o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular e ser morador de regiões periféricas do Recife.

As vagas são para os cursos de finanças pessoais, informática básica, lógica de programação e programação de sistemas. As aulas serão ministradas presencialmente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que fica em Santo Amaro, no Centro do Recife. Os alunos também vão receber uma bolsa-auxílio de R$ 25 por aula e acompanhamento social e pedagógico.

🧑🏿‍💻 Programa “Transforme-se”

⏰ Inscrições até sexta (31), na internet

📍Senac Recife: Avenida Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro – Recife

Cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos

 

No projeto “Grau Social”, a escola Grau Técnico oferece 120 bolsas em cursos técnicos e profissionalizantes. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, ter concluído ensino médio em escola pública e estar desempregado.

São mais de 30 opções de cursos técnicos e 40 de profissionalizantes, em todas as unidades no estado. Para os cursos técnicos, as oportunidades incluem informática, farmácia, segurança do trabalho, administração e eletrotécnica. Na modalidade profissionalizante, há formações para cuidador de idosos, balconista de farmácia, bombeiro civil, refrigeração e climatização.

👩‍🏭Cursos técnicos e profissionalizantes do projeto “Grau Social”

⏰ Inscrições até 4 de junho, na internet

Mutirão de Negociação de Dívidas

 

O 17º Mutirão de Negociação de Dívidas no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, começa na segunda (27). O objetivo é ajudar a população a sair de cadastros de restrição ao crédito renegociando dívidas atrasadas com credores, como bancos, administradoras de cartão de crédito, empresas de telefonia. Também serão renegociados débitos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

🧾 Mutirão de Negociação de Dívidas

📅 Até 7 de junho, das 8h às 14h

📍Procon Cabo: Rua Francisco de Assis da Silva Teixeira, 362, Cohab – Cabo de Santo Agostinho

Escola de Aplicação da UPE

 

O processo seletivo 2025 das Escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE) oferece 328 vagas, sendo 246 para turmas do 6º ano do ensino fundamental e 82 para o 1º ano do ensino médio, distribuídas nas unidades localizadas no Recife; em Nazaré da Mata, na Zona da Mata; Garanhuns, no Agreste; e em Petrolina, no Sertão.

A taxa de inscrição custa R$ 105. As provas acontecem na manhã de 15 de novembro, nas cidades das escolas para qual o estudante realizar a sua inscrição. O resultado será divulgado até 20 de dezembro de 2024, segundo a UPE.

✏️ Processo seletivo 2025 das Escolas de Aplicação da UPE

⏰ Inscrições até 12 de junho, na internet

📄Manual do candidato disponível na internet

📱Outras informações: (81) 3183-3660 e 3183-3791 ou pelo e-mail escolasdeaplicacao@upe.br

Tratamento gratuito de esporotricose em gatos

 

O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) de Jaboatão dos Guararapes disponibiliza, de forma gratuita, o tratamento de gatos infectados com esporotricose (infecção na pele causada pelo fungo Sporothrix). A doença provoca feridas na pele do animal, e o tratamento tem duração mínima de seis meses.

A medicação é disponibilizada pelo município, tanto para o animal quanto para a população. A cada 30 dias, o gato é reavaliado pela equipe médica. Para conseguir o atendimento, basta levar o animal até o Centro de Vigilância, de segunda a quarta-feira, das 8h30 às 11h30.

🐈 Tratamento gratuito para esporotricose em gatos

📍 Centro de Vigilância Ambiental de Jaboatão dos Guararapes: Avenida Eixo da Integração, s/n, Muribeca (próximo à UPA de Engenho Velho)

⏰ Atendimento de segunda a quarta-feira, das 8h30 às 11h30

⚠️ Não é necessário agendamento prévio; o tutor deve apresentar documentos pessoais de RG, CPF e comprovante de residência e levar o animal num dia de atendimento

ℹ️ Informações: (81) 3134-9750

Fonte: g1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: