Categories: RECIFE

UFRPE ofertará dois cursos superiores em Fernando de Noronha em 2022

 

Foto: Peu Ricardo/ DP

O Arquipélago de Fernando de Noronha ganhará dois cursos superiores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O Protocolo de Intenções entre a Universidade e a Administração da Ilha será assinado nesta segunda-feira (5), na Reitoria, às 10h, e dará início ao projeto, que inclui ações de ensino, pesquisa e extensão.
A partir do convênio, a população poderá ingressar – através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – de maneira semipresencial, no curso Tecnológico em Gestão de Negócios e no Bacharelado em Administração e Empreendedorismo.
Os cursos podem ser feitos de maneira isolada ou complementar, ou seja, o ingressante tem opção de obter o diploma de tecnólogo em Gestão de Negócios já com dois anos de formação, e, caso deseje permanecer, conclui o bacharelado após cursar o restante da grade curricular.
De acordo com o professor Alexandro Machado, da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE, a ideia é que a atuação da UFRPE seja permanente na Ilha, portanto os cursos foram estruturados a partir da matriz direta do Ministério da Educação (MEC), e não pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O docente preside a Comissão de Estruturação do Programa Noronha, que inicialmente promoveu pesquisa sobre a vocação profissional da Ilha, sob financiamento do Governo do Estado. “Realizamos levantamento das necessidades, junto ao setor produtivo, estudantes, professores, e percebemos o que seria interessante do ponto de vista da graduação, da pós-graduação e da extensão”, ressalta.
A partir da pesquisa inicial, verificou-se a intensa demanda reprimida por educação e qualificação no local, que não possui universidade reconhecida. “Também percebemos a grande procura por ações educacionais que ajudem na preparação para os cursos superiores, portanto, dentro das ações de extensão, lançaremos o Pré-Enem já em 2021”. O programa preparatório gratuito, que já acontece nos campi da UFRPE, terá a participação de docentes da Universidade e do Governo do Estado.
Cursos de especialização e de mestrado também estão previstos nas etapas posteriores, bem como ações de pesquisa, em convênio que vem sendo estruturado com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, destaca a relevância do convênio na perspectiva da expansão da educação superior pública, gratuita e de qualidade. “É sempre gratificante poder chegar até as pessoas que antes precisavam se deslocar para as capitais e grandes centros urbanos em busca do sonho do diploma. Acreditamos que a educação deve ser, antes de tudo, inclusiva, e essa ação é um exemplo dessa característica fundamental”, enfatiza.
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

5 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

17 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

18 horas ago

PUBLICIDADE

18 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

1 dia ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

1 dia ago