Publicidade


Secretaria abre mais de 15 mil vagas em cursos técnicos em Pernambuco

2 jun 2021|Postado em:Notícias

Secretaria abre mais de 15 mil vagas em cursos técnicos em Pernambuco

Foto: Marlon Diego/Esp.DP

Estão abertas 15.083 vagas para preenchimento em 35 cursos técnicos em todas as regiões do Estado, ofertadas pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE). Deste total, 7.223 são para a modalidade EAD Semipresencial, e 7.860 para Subsequente Presencial. As inscrições seguem até o dia 10 de junho no site da secretaria, através do endereço: https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel. As aulas estão previstas para começar no dia 02 de agosto.

“O Governo do Estado segue sempre buscando oportunidades para que os pernambucanos possam ter uma melhor formação e, consequentemente, mais oportunidades profissionais. O lançamento deste edital neste momento é mais uma conquista para todos os nossos estudantes”, afirma o secretário de Educação do Estado, Marcelo Barros.

Estão sendo ofertados cursos como Enfermagem; Rádio, TV e Internet; Design Gráfico; Tradução e Interpretação de Libras; Nutrição e Dietética; Desenvolvimento de Sistemas; Redes de Computadores; Recursos Humanos; Mecânica; eMecânica em 46 Escolas Técnicas Estaduais espalhadas por 59 municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste, Zona da Mata e Sertão.

De acordo com a secretaria, na modalidade EAD Semipresencial, as aulas acontecem à distância, com encontros semanais e provas presenciais ao final do módulo. Podem se inscrever para esta modalidade estudantes do 2º ano do Ensino Médio em diante ou que já concluíram esta etapa de ensino. Já a modalidade Subsequente Presencial é voltada para pessoas que já concluíram o Ensino Médio, com aulas presenciais.

“Nós estamos com um processo muito forte de interiorização de novos cursos. A região Agreste, por exemplo, recebe os cursos de Produção de Áudio e Vídeo; Rádio, TV e Internet. Já o Sertão recebe os cursos de Enfermagem e Técnico em Edificações. Fortalecer o interior do Estado e interiorizar a nossa experiência de educação profissional é uma prioridade, pois queremos formar profissionais que serão muito importantes para reconstruir a nossa economia após a pandemia”, frisa George Bento, gerente geral de Educação Profissional da SEE.

Inscrições

Para realizar a inscrição, o candidato deve se cadastrar no site da Secretaria de Educação e Esportes, e validar o cadastro via e-mail. As provas serão realizadas de 14 a 22 de junho no formato eletrônico e remoto, com 20 questões objetivas de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. O período da matrícula é de 05 a 09 de julho, e os candidatos devem fazê-la presencialmente na escola/polo.


Publicidade



Protocolo de Segurança – Para que as atividades presenciais dos cursos técnicos sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco elaborou um caderno de protocolo com regras que garantem o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença.

É importante destacar que todas as escolas estão preparadas para receber os estudantes, professores e demais profissionais, pois seguem um rigoroso protocolo de segurança estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus. As unidades de ensino irão, por exemplo, aferir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispenser de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshield para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação. Confira aqui a íntegra do Protocolo Setorial de Educação.

Conectividade
As aulas da Educação à Distância (EAD) estarão disponíveis no aplicativo “Conecta Aí”, ou seja, os estudantes da EAD poderão acessar os conteúdos gratuitamente, sem a necessidade de utilizar seu pacote de dados. O programa “Conecta Aí” patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom, e também auxilia os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas de aulas não presenciais e outras atividades complementares e podcasts.

Além disso, o programa também auxilia os professores que atuam na rede pública estadual na transmissão das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes através da plataforma Educa-PE.

Cronograma de inscrição

Período de inscrição dos candidatos: 1 a 10/06/2021

Realização das provas objetivas: 14 a 22/06/2021

Divulgação da prova para revisão: 25/06/2021

Recebimento de Recursos: 25 a 28/06/2021

Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos): 01/07/2021

Período de matrícula: 05 a 09/07/2021

Divulgação do Resultado – 1º remanejamento: 13/07/2021

Período de matrícula – 1º remanejamento: 14 a 15/07/2021

Divulgação do 2º remanejamento: 19/07/2021

Início das aulas: 02/08/2021

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: