Publicidade


Semas e UFPE assinam acordo para desenvolvimento de projetos e ações na área de resíduos sólidos  

31 jul 2020|Postado em:RECIFE


Publicidade



Assinatura do documento acontece na data que marca os 10 anos de criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) formalizam, nesta segunda-feira (03/08), às 13h, um acordo de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas na área de resíduos sólidos. A assinatura do documento pelo secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, e pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, acontece após a live ambiental, com o tema “Gestão de resíduos em Pernambuco: cooperação para um futuro sustentável”.

O encontro on-line será mediado pela secretária-executiva da pasta ambiental do estado, Inamara Mélo, e contará com a participação de Rômulo Menezes, professor do departamento de energia nuclear da UFPE, e de Bertrand Alencar, superintendente de Meio Ambiente da Semas. A transmissão será feita pelos perfis da Semas no YouTube e Facebook, e pelo YouTube da UFPE.

A formalização da cooperação acontece entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a UFPE, por meio da campanha sobre consciência ambiental – Coopere, que é promovida pela Prefeitura da Cidade Universitária e pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, além da iniciativa da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos – BERSO, do departamento de energia nuclear, realizada em parceria com a diretoria de gestão ambiental da universidade.

O secretário de Meio Ambiente, José Bertotti, destaca que a UFPE vem realizando, através de parcerias com a Semas e o Ministério do Meio Ambiente, com apoio de fundos e agências de cooperação técnica, estudos e levantamentos científicos que subsidiaram a construção das principais políticas estaduais voltadas para o gerenciamento costeiro e a gestão dos resíduos. “Com a formalização desta cooperação técnica, teremos a oportunidade avançar em projetos inovadores que visam garantir a melhoria da gestão dos resíduos sólidos em todo o estado”, ressaltou.

A BERSO tem como objetivo o tratamento e a reutilização de resíduos orgânicos gerados na universidade. Coordenada pelo professor Rômulo Menezes, docente de engenharia de energia e do programa de pós-graduação em tecnologias energéticas e nucleares, o projeto funciona como um centro de produção de energias limpas e renováveis, com ações práticas de reciclagem e tratamento de óleo de fritura, compostagem de resíduos orgânicos e horta comunitária.


Publicidade



De acordo com o superintendente de Meio Ambiente da Semas, Bertrand Alencar, a ideia é unir esforços da Semas e da Agência CPRH com a universidade, para pôr em práticas projetos comuns. “Pretendemos atuar em programas de capacitação na área de resíduos sólidos voltados para os municípios, com formação teórica e prática, voltadas para a compostagem, refinamento e aproveitamento de óleo usado, produção de biogás, educação ambiental, além do ensino e extensão universitária na área de resíduos”, esclareceu.

O acordo de cooperação terá vigência de dois anos, contados a partir da data de assinatura do documento, e será norteado por um plano de trabalho, contendo objetivos, justificativa, desenvolvimento, etapas e prazo para execução.

Compete à Semas/PE, durante a vigência do acordo, entre outras atribuições, promover o apoio técnico, articulação institucional e mobilização, além de orientar os trabalhos da equipe, assegurando o suporte técnico necessário para o desenvolvimento das ações previstas no âmbito da Semas no estado; mobilizar, em parceria com a UFPE, os atores locais na implementação das ações estabelecidas no Plano de Trabalho, em articulação com outros órgãos e instituições parceiras estado, em especial os municípios.

Já por parte da Universidade Federal de Pernambuco, cabe exercer, em parceria com a Semas/PE, a coordenação técnica das ações; promover o apoio técnico, articulação institucional e mobilização, além de orientar os trabalhos da equipe e divulgar, nos diversos fóruns e colegiados nacionais, os resultados das ações previstas no plano de trabalho.

PNRS – A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída através da Lei nº 12.305/10, sancionada em 03/08/2010. Passados 10 anos da sua criação, apesar de ser considerada uma política moderna e inspirada nos conceitos da economia circular (que busca a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia), ela ainda não foi efetivamente implementada.

Serviço

 

O quê: Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Semas e UFPE e live ambiental “Gestão de resíduos em Pernambuco: cooperação para um futuro sustentável”.

Quando: 03/08/2020, segunda-feira, às 13h

Transmissão pelos perfis:

facebook.com/SemasPE

youtube.com/SemasPernambuco

youtube.com/UFPEoficial

ASCOM


Publicidade



Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: