Categories: Sertão

Serra Talhada recebeu Caravana da Mulher da Polícia Civil

Através de articulação do governo municipal, a cidade de Serra Talhada recebeu na última quarta-feira (29), o projeto Caravana da Mulher promovida pela Polícia Civil de Pernambuco. Na oportunidade, foi realizada uma importante palestra com a delegada do Departamento de Polícia da Mulher (DPMul), Gleide Ângelo, sobre a Lei Maria da Penha e feminicídio em Pernambuco. O objetivo da caravana é conscientizar as mulheres sobre seus direitos e evitar que mais crimes contra elas continuem acontecendo.

De acordo com a delegada Gleide Ângelo, as caravanas são importantes para a conscientização das mulheres sobre seus direitos. “Esse é um trabalho feito em conjunto com os municípios que nos procuram e manifestam interesse em receber a caravana, assim como fez Serra Talhada. Nossa proposta é levar as mulheres informações sobre  todos os direitos que elas tem para que elas se sintam seguras em denunciar a violência doméstica, porque essa é uma violência que acontece dentro de casa, não tem como a polícia tomar conhecimento, a não ser nos casos de feminicídio”, explicou.

Ainda segundo a delegada, as estatísticas mostram que a lei funciona e as mulheres precisam acreditar que vale a pena procurar a delegacia. “As estatísticas mostram que as mulheres que denunciam não morrem, as que morreram são aquelas que não denunciaram e não tiveram ajuda, permanecendo caladas; isso mostra que a Lei Maria da Penha funciona e as mulheres precisam tomar conhecimento de todo o processo antes e depois da denúncia para que tenham coragem de procurar a polícia”, concluiu .

A coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Serra Talhada – CEAM, Rose Silva, esteve na palestra e destacou as dificuldades ainda existentes no enfrentamento à violência doméstica. “Temos conhecimento de muitos casos de violência contra mulheres, no entanto, nem todas tem coragem de procurar a delegacia e denunciar seus agressores, porque essas mulheres ainda tem muito medo, é por isso que nós do centro especializado trabalhamos diariamente para atender o máximo possível de mulheres em situação de risco, levando orientação e auxílio, porque entendemos que esse ainda é um caminho longo, mas que podemos avançar”, comentou.

Números

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), entre os anos de 2012 e 2016, mais de 155 mil mulheres foram vítimas da violência de gênero no estado. Os números revelam ainda que entre os meses de janeiro e junho deste ano já foram registrados mais de 15,8 mil casos.

Prefeitura Municipal de Serra Talhada
Secretaria Executiva de Comunicação Social
Juliana Lima – Assessora de Imprensa (DRT: 6.100-PE)
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

18 horas ago

PUBLICIDADE

18 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

19 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago