Publicidade


Tadeu é um dos mais influentes do Congresso pelo terceiro ano consecutivo

5 set 2017|Postado em:Notícias


Publicidade

Parlamentar de primeiro mandato, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) é pelo terceiro ano consecutivo um dos representantes políticos mais influentes do Congresso Nacional. A qualidade do mandato do pernambucano foi atestada novamente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), órgão independente constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores de todo o País. Tadeu está entre os mais influentes do Congresso desde o primeiro ano de mandato, em 2015, repetindo a conquista em 2016 e, agora, em 2017.

O DIAP inclui Tadeu em um levantamento criterioso, no qual seleciona os deputados federais e senadores que melhor exercem suas funções parlamentares. A lista é conhecida como “Os Cabeças do Congresso Nacional”.

Para Tadeu Alencar, o reconhecimento deve ser valorizado principalmente num momento em que a sociedade brasileira está mais exigente com a qualidade da representação pública. “A sucessão de atos de corrupção na política tornou a população mais descrente, mas isto também deve motivar as pessoas a prestar mais atenção na atuação de seus representantes”, afirma o deputado. Para ele, o fato da lista ser formulada por um órgão independente e ligado a entidade sindicais dá credibilidade à posição, ao mesmo tempo em que aumenta a responsabilidade dos parlamentares.

Assim como nos dois primeiros anos, o representante de Pernambuco se destaca entre os “formuladores”, parlamentares que se dedicam à elaboração de textos e propostas para deliberação. A lista se divide ainda entre “debatedores”, “articuladores”, “negociadores” e “formadores de opinião”.

Um texto publicado pelo próprio DIAP explica o funcionamento e o conceito do levantamento.  Segundo o órgão, entre os atributos que caracterizam o protagonismo no processo legislativo, destacam-se “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”, diz o coordenador da pesquisa, Antônio Augusto de Queiroz.

Destaque na bancada pernambucana – Além de se posicionar entre os melhores do País, Tadeu Alencar também se destaca na bancada pernambucana, aparecendo entre os três deputados federais que conquistaram a distinção em 2017. Dentre os parlamentares do Estado, ele é o único de primeiro mandato.

O objetivo da série Os “Cabeças” do Congresso Nacional – produto de acompanhamento sistemático do DIAP desde 1986 – é fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo. Trata-se da 24ª edição da publicação propriamente dita, que começou em 1994, e que se tornou uma referência para compreender o processo legislativo e o próprio funcionamento do Parlamento brasileiro.

 

Crédito da foto: PSB na Câmara dos Deputados/Divulgação

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: