Categories: Uncategorized

Ações de prevenção a violência em Pernambuco serão apoiadas pela ONU

Foto:Helia SCheppa

Três agências da ONU vão apoiar ações de prevenção à violência em Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, firmaram, nesta quarta-feira (dia 5), convênios com três agências da Organização das Nações Unidas (ONU). Os convênios visam apoiar o Estado nas políticas de prevenção social ao crime e à violência.

O secretário Cloves Benevides também anunciou que o governador Paulo Câmara autorizou a ampliação da equipe de políticas de prevenção com a contratação de 70 novos servidores e ampliação das oficinas do Programa Juventude Presente para criação de 10 mil vagas na oficinas de conexões socioculturais. Essas conexões, o secretário Cloves Benevides detalhou, vão ocorrer em 74 territórios no Estado – foco das ações de prevenção – com atividades de lazer, esportes e cultura. “Não podemos esmorecer, porque Pernambuco merece, o Brasil precisa e os jovens dependem de esperança para ao futuro”.

O governador Paulo Câmara classificou as parcerias com as agências como importantes por causa do conhecimento que elas detêm para apoiar o governo. “A prevenção é a grande política para se evitar que a violência aconteça e ela tem de estar em todos os setores do governo, no dia-a-dia”.

AGÊNCIAS DA ONU – Os parceiros internacionais têm um histórico consistente de ações de redução de violência em todo o mundo. A aproximação para a assinatura do convênio ocorreu depois da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas ter iniciado um diálogo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

A troca de ideias com a ONU-Habitat girou em torno de temas relacionados à vida nas cidades, para contribuir com a prevenção social, com ênfase à promoção de espaços urbanos de qualidade e à integração da população mais vulnerável. A extensão deste diálogo associado a interesses específicos aproximou a secretaria do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo do convênio com as agências internacionais é capacitar pessoal e qualificar as informações sobre os territórios prioritários e mais vulneráveis. Com os dados, desenvolver estratégias de integração das populações destes territórios. Todo o processo e seus resultados vão ser reunidos, sistematizados e as boas práticas de prevenção compartilhadas. Além de colocar em prática políticas públicas inovadoras de prevenção à violência, será desenvolvido conhecimento e metodologias, com a promoção de ações-piloto voltadas para o fortalecimento da prevenção à violência e ao crime, com ênfase à promoção de ações intersetoriais e transversais.

O convênio firmado entre o Governo de Pernambuco e as agências da ONU estabelece quatro eixos de ação para execução das propostas. Haverá produção de material para o fortalecimento de iniciativas e práticas na área de prevenção social ao crime e à violência no estado de Pernambuco; desenvolvimento de metodologias de gestão de informações para formulação de políticas públicas testadas, com foco para os espaços públicos; criação de uma estratégia de formação para fortalecer a prevenção ao crime e à violência e, por fim, com igual relevância, a gestão eficiente e do conhecimento de todo o projeto.

O projeto tem vigência prevista até julho de 2022 e todas as atividades serão realizadas usando metodologias e ferramentas das agências internacionais que beneficiarão as populações dos territórios priorizados no projeto, como também as autoridades e servidores responsáveis pelas políticas e programas, com impacto no atendimento a todo o povo pernambucano.

 

Colaboração da Assessoria

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

14 horas ago

PUBLICIDADE

14 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

15 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago