Dia Nacional de Combate ao Fumo: hábito é um dos grandes vilões para a saúde


O cigarro, que no início do século XX era visto como um símbolo de status e sofisticação, começou a ser questionado em meados dos anos 1950 por sua nocividade à saúde. Hoje, é inegável a influência do tabagismo no surgimento de praticamente todos os cânceres, principalmente o de pulmão. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) reforça o alerta sobre os graves malefícios do tabagismo. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o hábito de fumar é responsável por cerca de90% dos casos de câncer de pulmão, uma das neoplasias mais agressivas e letais.

A fumaça do cigarro contém substâncias cancerígenas, que danificam as células pulmonares e podem desenvolver tumores além da região pulmonar, como câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, colo de útero, bexiga, pâncreas, fígado e rim. Além disso, o hábito de fumar está diretamente relacionado a diversas doenças graves, entre elas as cardiovasculares, como hipertensão arterial, doença arterial coronariana, aneurisma da aorta e acidente vascular cerebral.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Os impactos vão além do câncer

Os malefícios do tabagismo vão além do risco aumentado de desenvolver câncer. O vício também está associado a doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), doenças respiratórias, como bronquite crônica e enfisema pulmonar.
 
Parar de fumar é a melhor forma de prevenir o câncer e outras doenças relacionadas ao tabagismo.

O HCP

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes. Esses recursos são utilizados no custeio, na modernização do parque tecnológico e nas instalações físicas do hospital. Além disso, são direcionados para complementar o custo do tratamento dos pacientes.


Assessoria de Imprensa
HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários