Embaixadora-geral de Assuntos Digitais da Estônia visita Pernambuco e discute o tema de governo digital

 Imagem: Charles Arthur

Evento aconteceu n no Cinema da Fundação do Porto Digital, no Bairro do Recife

A embaixadora-geral para Assuntos Digitais no Ministério das Relações Exteriores da Estônia, Nele Leosk, visitou Pernambuco, na última quinta-feira (15), para dialogar sobre a importância de iniciativas de transformação digital na gestão pública. A embaixadora, responsável pelo desenvolvimento e coordenação da diplomacia digital da Estônia e parcerias globais no domínio digital, também conheceu o ecossistema de tecnologia do Recife, acompanhada por representantes do Governo de Pernambuco.

 

O evento foi promovido pela Secretaria de Administração (SAD), por meio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD), em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI PE) e a Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri). Destinado a secretários (as), presidentes e diretores (as) de autarquias e empresas públicas do estado, além de servidores do Estado, o encontro aconteceu no Cinema da Fundação do Porto Digital, no Bairro do Recife. A embaixadora Nele Leosk e o cofundador do Estônia Hub, Raphael Fassoni, abordaram a jornada da Estônia para se tornar a maior referência em governo digital do mundo e como Pernambuco pode assimilar boas práticas.

 

A secretária de Administração, Ana Maraíza, e o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda, abriram o evento. Na ocasião, Ana Maraíza reconheceu a relevância das iniciativas de órgãos e secretarias envolvidas no LIGA DIGITAL — um movimento de conexão entre pessoas servidoras sob o tema de governo digital —, ressaltando o compromisso coletivo no processo de mudança cultural e entrega de projetos com maior eficiência e agilidade. “Este evento é mais um momento fundamental na jornada de Pernambuco como o Estado mais digital do Brasil, de forma que conclamamos a todos os órgãos que se somem a esta pauta para que possamos entregar o planejado para 2025 e 2026”, ressaltou Ana Maraíza.

 

Ainda na abertura do evento, o titular da SETD, Miguel Gaia, e o presidente da ATI, Allan Araújo, reforçaram as ações de transformação digital dos serviços públicos em curso, bem como as futuras entregas do Governo de Pernambuco à população do estado. O recente avanço do estado para a 12º posição no índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos (índice ABEP-TIC) foi outro destaque. 

 

Na apresentação, Nele Leosk apontou as bases das ações de governo digital na Estônia:  o “cidadão centrismo” (citizen centricity), instituições e papéis bem definidos, e-Democracy (democracia digital, em tradução livre, ou seja, uma referência à transformação digital da democracia), parcerias público-privadas, educação, cibersegurança, interoperabilidade e estrutura legal. Raphael Fassoni, que apresentou-se logo após a embaixadora, acrescentou que o modelo de Governo Digital estoniano que vem sendo adaptado com sucesso no Brasil envolve estratégia, cultura organizacional e tecnologia: “Pernambuco está com quase todos os componentes endereçados. O potencial de sucesso de uma melhoria significativa é grande”, comentou o consultor. Atualmente, o Estônia Hub tem um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Governo do Estado para levantar o nível de maturidade digital da administração estadual.


Visita ao ecossistema — No período da tarde, a embaixadora participou de uma reunião com o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para conhecer os projetos e as ações do parque tecnológico pernambucano. A representante para assuntos digitais da Estônia também participou de uma visita guiada pelo bairro do Recife, acompanhada por representantes da SETD/SAD e da ATI e conduzida pelo consultor e urbanista Cláudio Marinho, que já foi secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo de Pernambuco e é cofundador do Porto Digital. “É importante que Pernambuco reforce os pontos fortes já existentes, como a alta motivação, a vontade de fazer acontecer e o incrível ecossistema de apoio que vimos e ouvimos no Porto Digital”, disse a embaixadora após a visita.



Ascom SAD


Postar um comentário

0 Comentários