No Porto Digital, João Campos reforça compromisso com o Embarque Digital

 

Durante sabatina com representações do ecossistema, o prefeito e candidato à reeleição também destacou ações para regeneração urbana no Bairro do Recife

 

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), reforçou, nesta segunda-feira (26), durante sabatina no Porto Digital, no Bairro do Recife, o compromisso de garantir o fortalecimento do Embarque Digital, programa educacional de fomento à formação de capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A previsão é de que, nos próximos quatro anos, pelo menos dois mil jovens sejam beneficiados pela iniciativa, garantindo a continuidade da ação em patamar semelhante à oferta de vagas registrada nos três primeiros ciclos do programa, entre 2021 e 2024.



“A gente tem hoje dois mil jovens no Embarque Digital. Uma parte das três primeiras turmas já se formaram, outras estão estudando. E todo esse custo, de quase R$ 30 milhões, é bancado pela Prefeitura do Recife. E aqui eu gostaria de reafirmar o meu compromisso. Eu quero ser reeleito prefeito do Recife para ter Embarque Digital todos os anos com chamadas abertas, fortalecendo, sobretudo, os jovens da periferia do Recife, quem for estudante de escola pública. A gente tem hoje os dois mil jovens e quer renovar esse número de dois mil jovens que possam se formar em tecnologia através do Embarque Digital”, propôs.

 

João Campos lembrou ainda que o Embarque Digital foi um compromisso de campanha assumido junto a representantes desse ecossistema durante o pleito eleitoral de 2020 como forma de enfrentar dois desafios: a demanda de capital humano na área de tecnologia e a dificuldade de acesso da juventude a oportunidades de formação para trabalhar nesse setor. “A gente esteve aqui há quatro anos e eu fico feliz porque aquilo que a gente falou e firmou como compromisso foi realizado, incluindo o Embarque Digital, que é um verdadeiro sucesso. Você vê a efetividade que esse programa tem e como transforma a vida de milhares de pessoas. A nossa cidade vai continuar a fazer, ano a ano, o fortalecimento do Embarque Digital”, completou João Campos.

 

Durante a sabatina, o prefeito também foi questionado sobre ações que pretende realizar em um segundo mandato à frente da Prefeitura do Recife em relação ao Bairro do Recife e a outras áreas do Centro. O candidato reafirmou o compromisso de viabilizar a remissão de dívidas de imóveis na região no ato de compra, venda ou emissão de alvará para fins de retrofit e a permuta de coeficiente construtivo para empreendedores que investirem na recuperação de edificações, medida que tem como foco o estímulo à moradia nessa área da cidade. Além disso, destacou ações de regeneração urbana que já estão em andamento, como o reforço na zeladoria e o monitoramento feito por mais de 50 câmeras na área central da cidade como contribuição da Prefeitura à segurança urbana em um momento em que as corporações policiais, vinculadas ao Governo do Estado, carecem desse serviço.

 

O prefeito citou ainda os Ciclos de Inovação Aberta, voltados à busca por soluções construídas de forma compartilhada, como uma demonstração de seu interesse em manter um diálogo permanente com as instituições do setor. Como possibilidade de um passo seguinte nessa relação, propôs levar ao Bairro do Recife o Calçada Legal a partir de um mapeamento de locais mais degradados feito em conjunto com empresas que funcionam na região. Em toda a cidade, o programa requalificou 58 quilômetros de passeios públicos nos últimos quatro anos, com R$ 70 milhões investidos. “Tudo o que se faz compartilhando responsabilidades a gente faz melhor. Então, que a gente possa fazer uma escolha conjunta desses locais baseados na maior circulação de pessoas”, afirmou.

 

A sabatina teve a participação do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, do presidente do Centro de Excelência em Tecnologia de Software de Pernambuco (Softex), Yves Nogueira, do presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados de Pernambuco (Seprope), Gerino Xavier, da presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Paraíba (Assespro), Laís Xavier, e de João Moizes, representante da comunidade de startups Manguez.al.



Fotos: Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife

Postar um comentário

0 Comentários