1° curso de motolância do SAMU Jaboatão capacita profissionais de cidades de Pernambuco e do Piauí

Foto: Leo Rafa/PMJG

Encerraram neste domingo (29) as aulas do 1º Curso de Motociclista Socorrista do SAMU Jaboatão. Além de capacitar os próprios servidores, o curso também qualificou profissionais de outras cidades, no manuseio da motolância. Participaram representantes do SAMU e de outras instituições das cidades de Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Cabo de Santo Agostinho, Carpina e Teresina (PI). A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes teve como parceiros no curso o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o Grupo Tático Aéreo (GTA) e a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM).


Como última atividade, os participantes tiveram aula prática no Monte dos Guararapes e seguiram para a Base do SAMU Jaboatão, em Piedade, para receberem os certificados de conclusão. A grande surpresa foi a presença de seus familiares, num momento de muita emoção.


Para o coordenador de Enfermagem do SAMU Jaboatão, Isaías de Souza, a capacitação foi uma oportunidade de aprender técnicas de pilotagem e observar, com a prática, como é realizado o trabalho da equipe no dia a dia. “Quem já era profissional de saúde, mas não tinha a técnica da pilotagem, hoje está preparado. Esse curso é muito importante, não só para o atendimento de APH (atendimento pré-hospitalar), mas também para o deslocamento em segurança até o sinistro e do sinistro à Base ou já para pegar outra ocorrência, permitindo que mais pessoas sejam atendidas”, avaliou.

 

O Cabo Saron, do Exército Brasileiro, também destacou a importância do curso na sua profissão. “Não sou da área da saúde, mas sou batedor do 4° BPE, que também é uma função perigosa, por estar sempre em alta velocidade. Foi uma boa oportunidade participar do curso. Agora, estou capacitado para ajudar ainda mais os meus companheiros”, disse.

 

Segundo a coordenadora geral do SAMU Jaboatão, Flórida Lima, o curso representa um grande avanço no preparo das equipes de socorro. “A motolância oferece uma resposta mais rápida, especialmente em áreas onde o trânsito é um grande obstáculo. Essa capacitação irá aumentar nossa capacidade de prestar esse serviço à nossa população, bem como às cidades que participaram da formação”, afirmou.

 

Com foco em atender emergências com mais rapidez em locais de difícil acesso, como áreas com grande fluxo de veículos ou terrenos difíceis, as motolâncias são fundamentais para reduzir o tempo de resposta em situações críticas. Durante o curso, os profissionais foram treinados em técnicas de primeiros socorros, avaliação de pacientes em situações de trauma, além de aperfeiçoamento na condução segura das motocicletas. Com duração de duas semanas, a capacitação contou com instrutores altamente qualificados, que transmitiram conhecimento técnico e experiência de campo para atuar em situações de alto risco.


Ascom Jaboatão

Postar um comentário

0 Comentários